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Inspiramais gera 10,9 milhões de dólares em negócios

By Marta De Divitiis

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Feiras

A última edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais para Moda – realizado no Centro de Eventos Pró Magno em São Paulo, apresentou inovações tecnológicas e novos produtos com referências brasileiras a um público composto por confeccionistas de calçados, estudantes, formadores de opinião além de empresários brasileiros e estrangeiros. O evento, que engloba o mercado de design e de moda, traz conteúdo (em produtos e palestras) para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

Nessa temporada foram recepcionados em dois dias 7 mil visitantes que foram conferir mais de mil produtos de 180 empresas expositoras. Houve também rodadas de negócios promovidos pelo Projeto Comprador, realizado pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos e Apex- Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O Projeto Comprador recebeu 30 representantes de empresas latino americanas e da África do Sul, resultando em 10,9 milhões de dólares em negócios internacionais, de acordo com a assessoria de imprensa.

“Importo insumos para calçados e essa é a primeira vez que faço negócios com o Brasil e encontrei opções de matérias inovadoras, conscientes e bem apresentadas; tudo no salão demonstra um estudo de moda bastante acurado”, explicou Sara Maria Charry, da empresa colombiana Cavicueros.

Entre os visitantes nacionais empresários atestaram a importância para o mercado, da feira. Sheila Morais, da SD Acessórios, de Currais Novos, RN veio já desde a edição passada. “Compro couro, sintéticos e metais para bolsas e bijuterias; ao mesmo tempo me informo e me inspiro pelo material de pesquisa apresentado, orientando toda minha cartela de cores” explica a designer que produz 7 mil bijuterias e 1500 bolsas mensais.

Salão reflete otimismo do mercado e traz novidades

O projeto do Salão, que tem curadoria e coordenação de Design de Walter Rodrigues, foi todo concebido com o tema Zen com o intuito de mostrar a necessidade de se ter consciência em relação ao próximo, o respeito à individualidade e a importância do benefício mútuo, entre empresas e consumidor. “Fiquei feliz com o resultado porque percebi que as pessoas entenderam essa ideia; é fundamental compreender o que acontece dentro de cada empresa e ao mesmo tempo estar aberto para o mundo,” explicou Rodrigues para a assessoria de imprensa do Inspiramais.

“O mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, está renascendo e o Inspiramais traz exatamente esse espírito de frescor, num momento de renovação. Cresce no Salão a participação do setor têxtil, moveleiro e joias, novos também se inserem, como o automobilístico, outros segmentos se fortalecem e já nos preparamos também para a entrada do setor para pets”, comemora Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal, durante entrevista para o balanço da feira pela assessoria.

Entre as novidades apresentadas estacam aditivos para melhoria de materiais, tecnologia de demarcação UV, superfícies e produtos desenvolvidos com borra de café e aglutinantes naturais, biotecidos a partir do cultivo de bactérias, joias obtidas da metalização de papéis residuais. Materiais confeccionados a partir de matérias orgânicas ou recicláveis, tingimentos com extrato naturais, sedas e algodões orgânicos com certificação foram outros itens mostrados.

A próxima edição do Inspiramais já tem data marcada para os dias 15 e 16 de janeiro de 2020. A feira é promovida pela Assintecal, Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, CICB – Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e Apex-Brasil.

Fotos: Cortesia Inspiramais

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