Aplicativos conectam varejistas e atacadistas facilitando o processo de compra

Varejo

Aplicativos conectam varejistas e atacadistas facilitando o processo de compra

A web e os smartphones têm a capacidade de estreitar laços e encurtar caminhos. Os aplicativos que conectam confecções a lojistas são resultado dessa tecnologia. Há quatro anos, com um investimento de aproximadamente 50 mil reais, os empresários Narah Leandro e Silas Monteiro desenvolveram o pioneiro App Moda Center Santa Cruz, que coloca em contato fabricantes do polo de confecções de Pernambuco com lojistas de todo o Brasil.

Atualmente o App tem 5 mil e 200 empresas cadastradas (o cadastro é gratuito) e um total de 175 mil downloads realizados por lojistas, em smartphones e via web. “Desenvolvemos esse modelo de negócios com a proposta do lojista comprar direto do fabricante, sem atravessadores e diariamente estamos gerando transações comerciais por meio do aplicativo,”explica Narah. O App é uma vitrine virtual, mas não realiza a venda colocando o lojista e a confecção em contato via WhatsApp. “Nossa expectativa é conectar todos os polos de moda brasileiros com os compradores; queremos dar a liberdade ao lojista de comprar, de onde ele estiver, as marcas de qualquer lugar do país “ diz a executiva.

Social Marketplace

Com proposta semelhante, mas que vai um pouco mais além está a Houpa! com sede no Bom Retiro em São Paulo e que completou um ano. Com um investimento de aproximadamente 2,5 milhões, a plataforma neste ano de existência movimentou 10 milhões de reais em negócios e conta com 10 mil empresas cadastradas, sendo que destas, mil são atacadistas. Ao todo 180 mil peças já foram vendidas por esse meio.

Por meio do aplicativo que é gratuito, qualquer varejista consegue se conectar a um atacadista, ver os produtos, estoque e ainda conversar com o vendedor. “Chamamos o Houpa! de social marketplace” diz o cofundador Gabriel Sanabria. É possível inclusive fazer compras de vários atacadistas diferentes colocando tudo num único carrinho. Para pagar, há a possibilidade de se fazer via boleto ou cartão de crédito, pelo sistema dentro do App.

Mateo Kim, CEO e cofundador da empresa explica: "atualmente cada marca envia a sua mercadoria para as lojas multimarcas mas já estamos em fase de testes de um projeto com startups de logística para oferecer uma solução mais eficiente, cômoda e menos custosa para entrega de mercadorias, gestão de estoque e logística reversa.”

De acordo com Kim o objetivo ao desenvolver o App Houpa! foi digitalizar os processos para gerir com mais eficiência as vendas de confecções e multimarcas. "Até então muitos lojistas viam os produtos no Instagram e só depois entravam em contato com o fabricante,”conta. O Houpa! encurta significativamente esse caminho.

Fotos: Yura Fresh/Unsplash, cortesia Moda Center Santa Cruz e Agencia Vosh (Houpa!)