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2023 inicia com alta nas exportações de calçados

By Marta De Divitiis

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Negócios

Foto: cortesia Abicalçados

De acordo com dados coletados pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados em janeiro foram embarcados 14,63 milhões de pares, que geraram 117,9 milhões de dólares. Os resultados são superiores tanto em volume (mais 4,5 por cento) quanto em receita ( mais16,6 percentuais) em relação ao primeiro mês de 2022.

Em janeiro, o crescimento dos pares embarcados aos países membros da União Europeia compensou as quedas registradas para Estados Unidos e Argentina, (historicamente os dois principais destinos do calçado brasileiro). Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, as exportações para o bloco econômico cresceram 29 por cento em receita e 27,9 percentuais em volume. “A desaceleração da inflação na região tende a beneficiar, gradativamente, o consumo de bens não essenciais, caso dos calçados”, avalia o executivo, ressaltando que o FMI - Fundo Monetário Internacional - revisou - para cima - a projeção de crescimento do PIB - Produto Interno Bruto- para a Zona do Euro, que deve variar 0,7 por cento em 2023 - a previsão anterior era de 0,5 percentuais.

Mesmo registrando quedas em relação a janeiro de 2022, os Estados Unidos seguiram sendo o principal destino do calçado brasileiro no primeiro mês do ano, quando foram embarcados 1,26 milhão de pares por 23,4 milhões de dólares, resultados inferiores tanto em volume (menos 28 por cento) quanto em receita (9,5 percentuais abaixo) em relação ao mesmo período de 2022.

No primeiro mês do ano, foram embarcados para a Argentina 735,6 mil pares por 12,8 milhões de dólares, resultado 5,5 por cento inferior em volume e 92,3 percentuais superiores em receita na relação com janeiro de 2022. Na sequência dos destinos, apareceram a França (2 milhões de pares e 6,9 milhões de dólares, altas de 147,6 por cento em volume e 137,8 percentuais em receita na relação com janeiro passado) e Equador (584,5 mil pares e 6 milhões de dólares, queda de 23 por cento em volume e incremento de 8,8 percentuais em receita na relação com o mesmo ínterim de 2022).

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