• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • 25 organizações de consumidores da Europa apresentam queixa contra a Shein

25 organizações de consumidores da Europa apresentam queixa contra a Shein

By Caitlyn Terra

loading...

Scroll down to read more
Negócios
Pop-up da Shein. Créditos: cortesia Shein

A Consumentenbond (associação holandesa de consumidores), a Testaankoop (associação belga de consumidores) e outras 23 organizações europeias de defesa do consumidor apresentaram uma queixa conjunta contra a gigante chinesa Shein. A queixa, direcionada aos órgãos reguladores europeus, alega que a empresa engana os consumidores e incentiva o consumo excessivo por meio de estratégias manipulativas de design em seu site e aplicativo.

De acordo com as organizações, a Shein utiliza as chamadas "dark patterns". São técnicas que influenciam os consumidores inconscientemente. Por exemplo: falsos descontos, cronômetros regressivos, alegações enganosas sobre baixa disponibilidade de estoque e opções de rolagem infinita. Emoções e pressão de grupo também são exploradas, como por meio de avaliações falsas ou notificações de que um produto está quase esgotado.

“A Shein projetou seu site e aplicativo de forma deliberada para que sejam viciantes, visando compras por impulso e consumo excessivo. Isso não é marketing inocente, mas uma estratégia agressiva e proposital que engana os consumidores. Essas práticas não são apenas desonestas, mas também prejudiciais aos consumidores e ao meio ambiente. Por isso, estamos entrando em ação e aumentando a pressão sobre a Shein”, afirma Sandra Molenaar, diretora da Consumentenbond, no comunicado à imprensa.

A queixa é resultado de uma investigação anterior realizada por órgãos reguladores europeus, que, no início de 2025, revelou diversas violações da legislação de defesa do consumidor pela Shein. A ação atual é coordenada pela BEUC, a Organização Europeia de Consumidores, que apresentou a queixa à Comissão Europeia e à Rede de Cooperação para a Proteção dos Consumidores (CPC).

Segundo as organizações de consumidores, a Shein não é um caso isolado. Outras plataformas de fast fashion também utilizariam estratégias enganosas semelhantes. Por isso, elas pedem uma investigação mais ampla no setor.

A queixa destaca a crescente preocupação com as práticas de venda online na indústria do fast fashion e pressiona os órgãos reguladores a agirem contra a manipulação digital.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com

Em resumo
  • Organizações europeias de defesa do consumidor apresentaram uma queixa contra a Shein, alegando que a empresa engana os consumidores e incentiva o consumo excessivo.
  • A Shein é acusada de usar 'dark patterns', como falsos descontos e alegações enganosas, para manipular os consumidores a fazer compras por impulso.
  • As organizações pedem uma investigação mais ampla no setor de fast fashion devido a preocupações com práticas de venda online enganosas e manipulação digital.
Consumentenbond
consumo excessivo
Europa
Fast fashion
Moda
queixa
regulamentação
Shein
Testaankoop