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Adidas aumenta lucro trimestral em quase 95 por cento

By Jan Schroder

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Negócios
Novo "Brand Center" da Adidas em Viena Imagem cortesia Adidas

A fabricante alemã de artigos esportivos Adidas AG continuou sua trajetória de crescimento no segundo trimestre do ano fiscal de 2025. Na quarta-feira (30), o grupo anunciou que conseguiu aumentar seu lucro de forma inesperadamente significativa. O desenvolvimento do faturamento, no entanto, foi afetado por efeitos negativos da taxa de câmbio

Efeitos negativos da taxa de câmbio afetam o desenvolvimento do faturamento

Nos meses de abril a junho, o faturamento do grupo atingiu 5,95 bilhões de euros, o que representou um aumento de 2,2 percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Segundo o grupo, ele teve que arcar com "efeitos negativos da conversão de moeda" de cerca de 300 milhões de euros.

O crescimento se deve à demanda continuamente forte por sua principal marca, Adidas, cuja receita aumentou 12 por cento no segundo trimestre, com ajuste cambial. Incluindo as contribuições de vendas da linha Yeezy, cuja liquidação foi concluída no ano passado, elas aumentaram 8 percentuais, com ajuste cambial.

Na Europa, o faturamento da marca Adidas aumentou 4,4 por cento (4,1 percentuais com ajuste cambial) para quase 2 bilhões de euros, na América do Norte, aumentou 2,8 por cento (8,1 percentuais com ajuste cambial) para 1,34 bilhão de euros. Na América Latina, a receita cresceu 0,1 por cento (22,2 percentuais com ajuste cambial) para 673 milhões de euros, no segmento de Mercados Emergentes, 1,7 por cento (11,9 percentuais com ajuste cambial) para 762 milhões de euros.

No Japão e na Coreia do Sul, a Adidas obteve um aumento de 10,8 por cento (12,6 percentuais com ajuste cambial) para 355 milhões de euros. Somente na China as receitas diminuíram. Lá, o faturamento caiu 3 por cento para 798 milhões de euros. Com ajuste cambial, no entanto, ele aumentou 2,1 percentuais.

O resultado trimestral aumenta novamente de forma expressiva

Graças ao crescimento do faturamento e a uma melhoria da margem bruta de 50,8 para 51,7 por cento, que, segundo a empresa, deveu-se "principalmente a menos descontos e menores custos de produto e frete", que "compensaram mais do que os efeitos desfavoráveis da taxa de câmbio e os impactos do mix de negócios", o lucro operacional aumentou 57,7 percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, para 546 milhões de euros, superando as expectativas do mercado. O lucro líquido atribuível aos acionistas quase dobrou. Ele cresceu 94,6 por cento, para 369 milhões de euros.

No primeiro semestre como um todo, o faturamento do grupo aumentou 7,3 percentuais, para 12,1 bilhões de euros. O lucro líquido atribuível aos acionistas saltou 121,4 por cento, para 798 milhões de euros.

Apesar das incertezas persistentes, o grupo reafirma suas projeções anuais

O CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Bjørn Gulden fez um balanço intermediário positivo do ano corrente. "Estou muito satisfeito e, mais uma vez, orgulhoso do que nossa equipe realizou tanto no segundo trimestre quanto no primeiro semestre de 2025", declarou ele em um comunicado. "Crescemos continuamente na casa dos dois dígitos percentuais e concluímos o primeiro semestre com um crescimento de 14 por cento para a marca Adidas."

O CEO, porém, também pediu mais esforços: "Ainda há muito que precisamos melhorar", destacou Gulden. "Estamos longe de ter otimizado nosso modelo de negócios. Estamos convencidos de que a estratégia correta é ser uma marca global com uma mentalidade local para ter sucesso em todo o mundo."

Com relação ao futuro próximo, o CEO apontou para os riscos que ainda existem: "O ano começou de forma excelente para nós e, normalmente, estaríamos muito confiantes em nossa perspectiva para o ano como um todo. No entanto, dada a volatilidade e a incerteza mundiais, isso não seria muito prudente. Ainda não sabemos qual será o valor final das tarifas para os EUA."

Diante das incertezas persistentes, o grupo manteve suas projeções anuais inalteradas. Para 2025, a administração continua prevendo um aumento do faturamento com ajuste cambial na casa de um dígito percentual alto. Espera-se um crescimento de dois dígitos para a marca principal Adidas. O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) deve aumentar para 1,7 a 1,8 bilhão de euros.

"No momento, estamos confiantes de que conseguiremos isso. Naturalmente, isso pode mudar – inclusive para cima, caso os ventos contrários sejam mais fracos do que supomos atualmente", explicou Gulden, mas também apontou para possíveis impactos da política tarifária do governo dos EUA: "Já tivemos impactos negativos na casa das dezenas de milhões no segundo trimestre, e os recentes anúncios de tarifas aumentarão os custos de nossos produtos nos EUA em até 200 milhões de euros no restante do ano."

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • A Adidas AG apresentou um crescimento no segundo trimestre de 2025, com aumento no lucro, embora o faturamento tenha sido afetado por efeitos negativos da taxa de câmbio.
  • O crescimento foi impulsionado pela forte demanda pela marca Adidas, com destaque para o aumento das vendas na Europa e América do Norte, apesar da queda na China.
  • A empresa reafirmou suas projeções anuais, esperando um aumento do faturamento e do Ebitda, mas alertou sobre as incertezas e os possíveis impactos da política tarifária dos EUA.
Adidas
Adidas AG