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Adidas em alta contínua – Tarifas em foco

A fabricante de artigos esportivos apresenta na quarta-feira os resultados para o segundo trimestre
By DPA

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Negócios
Vista da nova loja da Adidas em Viena Créditos: cortesia Adidas

A Adidas está em alta. A marca das três listras apresenta demanda contínua, com faturamento em crescimento de dois dígitos, apesar do cenário atual desafiador. A Adidas tem sucesso principalmente com seus modelos retrô, como "Samba", "Gazelle" ou o "Stan Smith", que são sucessos de vendas em todo o mundo. O primeiro trimestre foi melhor que o esperado. No entanto, a política tarifária dos EUA impediu que o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Björn Gulden seguisse a tendência anterior e aumentasse sua projeção para o ano atual.

Expectativas da Empresa

A Adidas espera para 2025 um aumento de faturamento de um dígito alto, ajustado pela variação cambial, com a marca Adidas crescendo dois dígitos percentuais. O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) deve aumentar para 1,7 bilhão de euros a 1,8 bilhão de euros, após 1,3 bilhão de euros no ano anterior.

No segundo trimestre, as tarifas americanas devem ter pouco impacto nos negócios nos EUA. No entanto, esse impacto é esperado para o trimestre seguinte, como anunciado por Gulden. A concorrente da Nike realiza cerca de 20 por cento dos seus negócios nos EUA.

Principalmente as tarifas sobre países fabricantes importantes, como Vietnã e China, devem elevar os custos. Novas declarações sobre como a Adidas reagirá a isso são aguardadas. Na apresentação dos resultados do primeiro trimestre, no final de abril, isso ainda não estava claro. Gulden, porém, não descartou aumentos de preços.

Expectativas dos Analistas

Os analistas estão otimistas. Jörg Philipp Frey, da Warburg Research, espera mais um trimestre forte, com dinâmica de marca expressiva e crescimento percentual de dois dígitos. Os avanços nas margens nos últimos trimestres reduziram os riscos para as perspectivas. Adam Cochrane, do Deutsche Bank, vê uma chance de a Adidas superar as expectativas novamente e se mostrar mais otimista em relação ao futuro.

Volker Bosse, especialista do Baader Bank, mostrou-se um pouco mais cauteloso. Ele cita as tarifas americanas. O acordo comercial entre os EUA e o Vietnã deve aumentar os custos para a Adidas e, consequentemente, os preços de venda nos EUA. Isso pode afetar o faturamento no país. Graças à grande popularidade da marca Adidas, o grupo de lifestyle deve atingir as metas financeiras, estima. Aneesha Sherman, do escritótio de análise americano Bernstein, observou, ainda que o crescimento das fabricantes de artigos esportivos na China deve permanecer moderado.

Em um consenso fornecido pela agência de notícias Bloomberg, os analistas esperam um aumento médio de faturamento para 6,2 bilhões de euros, após 5,8 bilhões no ano anterior. O Ebitda deve aumentar para aproximadamente 503 milhões de euros. Para 2025, os analistas estão acima da projeção divulgada pela Adidas, com uma estimativa de cerca de dois bilhões de euros.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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