Adidas gerencia melhor as tarifas
O grupo de artigos esportivos Adidas conseguiu limitar de certa forma os impactos das tarifas dos EUA em seus negócios internacionais. Para o ano corrente, o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Bjørn Gulden agora espera perdas de apenas cerca de 120 milhões de euros. Anteriormente, a empresa previa um impacto negativo no valor de 200 milhões de euros. A maior parte disso ocorrerá no quarto trimestre. As ações da Adidas, que mostraram pouca movimentação na abertura do pregão de quarta-feira (29), acabaram caindo consideravelmente. Ao meio-dia, os títulos registravam uma queda de quatro por cento.
Novos fluxos de mercadorias
A Adidas até agora só aumentou seletivamente os preços de alguns produtos novos nos EUA, disse Gulden. Tentamos direcionar a produção para que os respectivos mercados sejam abastecidos por países com as menores tarifas possíveis. Assim, o importante mercado chinês está sendo cada vez mais atendido pela produção própria.
No entanto, o impacto da política tarifária dos EUA aumentará no próximo ano, estima Gulden. A questão de como as tarifas terão um impacto indireto — por exemplo, através da redução do poder de compra devido ao aumento da inflação e possíveis guerras de descontos no varejo — permanece totalmente em aberto.
Novo ano com Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol
Na semana passada, a Adidas já havia publicado números preliminares para o terceiro trimestre e, após um recorde de faturamento, elevou a projeção para o ano corrente. O foco agora está em uma boa transição para 2026, disse Gulden. No próximo ano, ocorrerão, entre outros eventos, os Jogos Olímpicos de Inverno e a Copa do Mundo de Futebol nos EUA, Canadá e México.
Gulden veio da concorrente Puma para a Adidas em 2023 e, inicialmente, teve que anunciar prejuízos. A empresa está agora no caminho certo e gera uma margem de lucro operacional de 10 por cento. No final das contas, nos primeiros nove meses de 2025, houve um lucro das operações continuadas de 1,293 bilhão de euros. Em 2024, no mesmo período, o valor registrado foi de 851 milhões de euros.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com