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Alpargatas apresenta desempenho financeiro do 4T 2021

By Marta De Divitiis

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Negócios

Na última sexta-feira dia 11 a Alpargatas apresentou ao mercado o release de divulgação dos resultados financeiros do último trimestre de 2021. De acordo com o informe a receita líquida foi de 1.069,0 milhões de reais, alta de 7,4 por cento , com destaque para a expansão do mercado internacional e para as iniciativas de RGM - Revenue Growth Management* - *em Havaianas Brasil onde o preço/mix cresceu 9,8 percentuais.

No 4T21, a margem bruta consolidada atingiu 42,9 percentuais, retração de 7,3 por cento e relação ao 4T20, devido ao aumento dos preços das matérias- primas em 42 por cento (comparado ao 4T20), parcialmente mitigados pelo RGM com um aumento de preço por par de 10,5 por cento.

"A prioridade da Alpargatas é investir em crescimento nas estratégias e nas habilidades que viabilizarão a entrega do potencial de longo prazo. É parte desse processo o uso da metodologia de Orçamento Base Zero (OBZ) para garantir controle de custos e alavancagem operacional sem comprometer o crescimento futuro,”diz o informe.

No 4T21, as despesas operacionais totalizaram 325,0 milhões de reais, com queda de 20,2 por cento em relação ao mesmo período de 2020. A base de comparação é impactada por eventos não recorrentes observados no 4T20 (tais como fechamento de lojas e reestruturações). As despesas operacionais recorrentes cresceram 16,9 por cento comparados ao mesmo período de 2020, relacionadas aos investimentos estratégicos alinhados com o crescimento de longo prazo em Marketing; estrutura operacional (G&A), investimento em capacitação e data analytics e digital/TI/sustentabilidade investimento focado no online, infraestrutura e segurança da informação.

A queda das despesas operacionais é explicada, principalmente, pelas despesas com fechamentos de lojas, serviços de terceiros, incentivos de longo prazo e reestruturações, que ocorreram no 4T20. Excluindo esses itens não recorrentes, as despesas operacionais totalizaram 316,5 milhões de reais, o equivalente a 29,6 percentuais da receita líquida.

O lucro líquido consolidado em 2021 foi de 692,6 milhões de reais (com aumento de 445,8 por cento em relação a 2020). O crescimento de 565,7 milhões de reais é explicado pelo aumento do resultado operacional (EBITDA - lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) e pelas reduções dos itens não recorrentes de EBITDA, resultados financeiros decorrentes da liquidação da dívida relacionada à Covid-19 (86,6 milhões de reais), da variação cambial do contas a pagar para a Rothy ́s (59 milhões de reais) e das operações descontinuadas.

No quarto trimestre de 2021 foram investidos 158,9 milhões de reais e 339,4 milhões de reais em 2021, direcionados a transformação digital e projetos de ganho de eficiência fabril de supply chain e capacidade e manutenção das operações.

A empresa encerrou o período com posição financeira líquida de 481,5 milhões de reais, representando alta de 20,4 milhões de reais sobre o 4T20, explicada principalmente por geração de caixa operacional (EBITDA), pelo crescimento dos investimentos (CAPEX), aquisições da Ioasys e Rothy’s, remuneração aos acionistas e operação descontinuada.

O informe finaliza explicando os pilares estratégicos, que priorizam mercados e segmentos de alto potencial: expansão global da marca Havaianas com prioridades nos mercados do Brasil, Europa (foco em Itália, França, Espanha, Inglaterra), EUA e China; aceleração digital da Alpargatas, com contínuo crescimento das vendas online nos canais DTC e B2B; expansão em novos segmentos por meio de inovação em escala; e desenvolvimento de soluções de sustentabilidade. "Nosso foco na expansão de margens é estruturado em três áreas de excelência: RGM - Revenue Growth Management; Orçamento Base Zero e VIP 100 - Value Improvement Program".

Foto: cortesia Alpargatas

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