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Amazon paga 2,5 bilhões de dólares em processo sobre assinatura Prime

By DPA

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Negócios
Centro de logística da Amazon em Tallahassee (Flórida) Imagem: cortesia Amazon

A Amazon paga 2,5 bilhões de dólares nos EUA para encerrar um processo sobre seu serviço de assinatura Prime. A agência norte-americana FTC (Comissão Federal de Comércio, na sigla em inglês) acusou a varejista on-line de manipular clientes com o design do site para que contratassem e não cancelassem as assinaturas Prime. O julgamento da ação judicial havia começado esta semana. A Amazon enfrentava pagamentos potencialmente ainda maiores se os jurados tivessem considerado a empresa culpada.

Desse valor, 1,5 bilhão de dólares (cerca de 1,28 bilhão de euros) serão distribuídos a um número estimado de 35 milhões de clientes Prime prejudicados, conforme comunicado pela FTC. Soma-se a isso uma multa de um bilhão de dólares. A Amazon também foi obrigada a apresentar claramente as condições para a contratação e o cancelamento das assinaturas Prime.

Amazon: Sem admissão de culpa

Em um comunicado da Amazon, foi dito que a empresa e seus executivos sempre seguiram a lei e que, com o acordo, podem voltar a se concentrar nos negócios. A empresa destaca, ao mesmo tempo, que o acordo não representou uma admissão de culpa e que, em grande parte, não serão necessárias alterações nos procedimentos atuais relacionados às assinaturas Prime. Embora a Amazon estivesse confiante em sua vitória no tribunal, a empresa quis evitar o processo e possíveis anos de apelações.

Nos EUA, uma assinatura Prime custa atualmente 139 dólares por ano ou 14,99 dólares por mês. Para a Amazon, esta é uma importante ferramenta de fidelização de clientes: os assinantes Prime compram com mais frequência devido ao frete grátis e também têm acesso a outros serviços, como streaming de música e vídeo.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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