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Apesar da queda nas vendas Hennes & Mauritz alcança crescimento significativo no lucro no terceiro trimestre

O grupo têxtil sueco sofre no terceiro trimestre com efeitos cambiais negativos e a fraca demanda em muitas regiões. Cortes de custos bem-sucedidos, no entanto, garantem fortes melhorias nos resultados
By Jan Schroder

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Negócios
Loja da H&M em Nice Imagem Hennes & Mauritz

O grupo de vestuário sueco Hennes & Mauritz AB sofreu uma queda nas vendas no terceiro trimestre do ano fiscal de 2024/25, mas conseguiu aumentar significativamente seu lucro. A informação consta de um relatório de negócios atual, divulgado na quinta-feira pela empresa controladora de marcas como H&M, Cos, Monki, Weekday, & Other Stories e Arket.

No período de junho a agosto, as vendas do grupo totalizaram 57,0 bilhões de coroas suecas (5,2 bilhões de euros). Isso representa uma queda de três por cento em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Nas respectivas moedas locais, no entanto, as receitas aumentaram dois por cento.

Efeitos cambiais negativos pesam sobre o desenvolvimento das vendas

Na Europa Ocidental, de longe a região de mercado mais importante do grupo, as vendas trimestrais aumentaram um por cento (ajustadas pela moeda +3 por cento), para quase 19,9 bilhões de coroas suecas. Nos países nórdicos, caíram um por cento, para 5,2 bilhões de coroas suecas, permanecendo aproximadamente estáveis em moeda local.

Na Ásia, Oceania e África, as receitas totalizaram cerca de 6,4 bilhões de coroas suecas, uma queda de 10 por cento (ajustada pela moeda -2 por cento) em relação ao mesmo período do ano anterior. Nas Américas, encolheram oito por cento (ajustadas pela moeda +1 por cento), para 12,1 bilhões de coroas suecas.

Na Europa Oriental, as vendas de 5,4 bilhões de coroas suecas ficaram aproximadamente no mesmo nível do período do ano anterior, com um crescimento de três por cento em moeda local. Na Europa Meridional, o grupo registrou uma queda de quatro por cento, para 7,9 bilhões de coroas suecas (ajustada pela moeda +3 por cento).

Cortes de custos garantem forte crescimento do lucro

Apesar da queda nas vendas, a varejista de vestuário conseguiu melhorar significativamente seus resultados. A margem bruta aumentou de 51,1 para 52,9 por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar de descontos um pouco mais extensos, o que, segundo a empresa, se deveu a melhorias na cadeia de suprimentos e a efeitos cambiais. Além disso, o grupo conseguiu reduzir seus custos operacionais.

Assim, o lucro operacional aumentou 40 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, para 4,9 bilhões de coroas suecas. O lucro líquido atribuível aos acionistas cresceu 39 por cento, para 3,2 bilhões de coroas suecas (293 milhões de euros).

Nos primeiros nove meses do ano fiscal atual, as vendas do grupo totalizaram 169,1 bilhões de coroas suecas. Isso representa uma queda de dois por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, embora tenha havido um aumento de dois por cento em moeda local. O lucro líquido atribuível aos acionistas caiu quase 10 por cento, para 7,8 bilhões de coroas suecas.

Nas primeiras semanas do quarto trimestre, não houve sinal de tendência de alta. Em setembro, segundo as informações atuais da administração, as receitas em moeda local devem atingir aproximadamente o nível do mesmo mês do ano anterior. A empresa também alertou que o impacto nos resultados devido a descontos será um pouco maior no quarto trimestre do que no ano anterior.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • As vendas do grupo H&M diminuíram 3% no terceiro trimestre, embora tenham aumentado 2% em moedas locais.
  • Apesar da queda nas vendas, o lucro operacional do grupo aumentou 40% devido a cortes de custos e melhorias na cadeia de suprimentos.
  • As vendas de setembro indicam que as receitas em moeda local devem se manter no mesmo nível do ano anterior, com um impacto ligeiramente maior de descontos no quarto trimestre.
Hennes&mauritz ab
H&M