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Apesar dos grandes prejuízos Tapestry supera as expectativas no quarto trimestre

By Jan Schroder

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Negócios
Loja da marca Coach em Chicago Imagem: Coach

O grupo de moda americano Tapestry Inc. registrou grande prejuízo no quarto trimestre do ano fiscal de 2024/25 devido a efeitos extraordinários negativos. No geral, os resultados, que a empresa divulgou na quinta-feira, superaram as expectativas do mercado.

No último trimestre, encerrado em 28 de junho, o faturamento do grupo atingiu 1,72 bilhão de dólares (1,47 bilhão de euros). Com isso, ele aumentou oito por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior e atingiu um novo valor recorde.

O crescimento inesperadamente expressivo se deve à principal marca do grupo, a Coach, cujas receitas aumentaram quatorze por cento, para quase 1,43 bilhão de dólares. As outras duas marcas, no entanto, sofreram perdas consideráveis. O faturamento da Kate Spade caiu treze por cento, para 252,6 milhões de dólares. As receitas da marca Stuart Weitzman, cuja venda para o grupo calçadista Caleres foi concluída há poucos dias, encolheram dez por cento, para 45,5 milhões de dólares.

Encargos extraordinários resultam em grande prejuízo

O grupo conseguiu aumentar sua margem bruta, mas os altos encargos extraordinários impactaram negativamente o resultado. Entre eles, estão incluídas baixas contábeis relevantes na marca Kate Spade, despesas com medidas de reestruturação e custos relacionados à venda da Stuart Weitzman.

Portanto, a Tapestry registrou, no quarto trimestre, um prejuízo líquido de 517,1 milhões de dólares (442,5 milhões de euros), após ter registrado um lucro de 159,3 milhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

Excluindo-se os efeitos extraordinários, o lucro líquido atingiu 223 milhões de dólares. Com isso, superou o valor correspondente do ano anterior, de 217 milhões de dólares, e as expectativas dos analistas.

Aumento de tarifas reduz a projeção de lucro

No ano fiscal de 2024/25 como um todo, o faturamento do grupo foi de 7,01 bilhões de dólares, o que representa um aumento de cinco por cento em relação ao ano anterior. O lucro líquido caiu de 816 milhões para 183,2 milhões de dólares devido aos altos encargos extraordinários.

Para o ano fiscal de 2025/26 em curso, a administração prevê um crescimento do faturamento para cerca de 7,2 bilhões de dólares, apesar da venda da Stuart Weitzman. O lucro diluído por ação, excluindo-se efeitos extraordinários, que ficou em 5,10 dólares no ano passado, deve aumentar para 5,30 a 5,45 dólares. Com isso, a projeção de resultados ficou abaixo das expectativas do mercado. A administração justificou a meta conservadora com os impactos esperados do aumento das tarifas.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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