Arc’teryx pede desculpas por ação promocional com fogos de artifício no Tibete após repercussão negativa
A Arc’teryx, uma marca de roupas para atividades ao ar livre parcialmente detida pela empresa chinesa Anta Sports, emitiu um pedido de desculpas após a repercussão negativa de um evento promocional que incluiu a queima de múltiplos fogos de artifício na região do Himalaia, no Tibete.
O espetáculo ‘Rising Dragon’ envolveu o uso de pirotecnia coreografada e fumaça colorida no planalto tibetano, como parte de uma parceria com o artista chinês Cai Guo-Qiang.
Os organizadores do evento afirmaram ter usado materiais ecológicos para a exibição e que a vida selvagem havia sido afastada. Foi ainda afirmado que o projeto havia passado por certos testes e estava alinhado com os padrões de gestão de poluição semelhantes aos da Europa.
Apesar disso, vídeos da atividade publicados nas redes sociais geraram indignação online, com os críticos destacando em particular sua contradição com a imagem de marca tipicamente ‘ecológica’ da Arc’teryx.
Segundo várias agências de notícias, autoridades chinesas e o governo de Shigatse iniciaram uma investigação sobre a campanha. Clientes também pediram boicotes à marca.
Em resposta, a Arc’teryx compartilhou uma declaração em sua página do Instagram, na qual afirmou que a exibição não se alinhava com seus valores. “O evento foi em oposição direta ao nosso compromisso com os espaços ao ar livre, quem somos e quem queremos ser para nosso povo e nossa comunidade”, disse a marca.
Acrescentou que pretendia abordar a situação diretamente com o artista local envolvido e sua equipe na China. “A crítica do público nos alertou que a avaliação da expressão artística precisa ser mais profissional e que precisamos ser mais humildes e respeitosos com a natureza”, concluiu a declaração.
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