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Arezzo&Co acelera internacionalização com a compra da marca italiana Paris Texas

By Marta De Divitiis

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Negócios

Alexandre Birman entre Massimo Baltimora e Annamaria Brivio em foto de Iude

Sexta-feira (3) a Arezzo&Co anunciou ao mercado e acionistas a aquisição da marca italiana Paris Texas. Com a compra (a primeira fora do mercado brasileiro) a companhia acelera o processo de internacionalização, e tem como desejo criar uma plataforma global do mercado de calçados de luxo. A transação se fez com a aquisição de 65 por cento do capital da marca milanesa, sendo que seus fundadores, Annamaria Brivio e Massimo Baltimora, além de manter 35 por cento do negócio, continuam à frente das operações.

“Estamos aliando nossa história de sucesso no mercado brasileiro e americano à criadores, empreendedores italianos, país com a maior tradição mundial na produção de calçados de luxo, podendo assim usar as melhores práticas de ambos os lados, com objetivo de gradualmente criar uma (Global Luxury Shoes Platform)”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, no release de divulgação.

Paris Texas terá benefício na distribuição no mercado americano

Uma das principais avenidas de crescimento para a Paris Texas virá com a ampliação de distribuição principalmente no mercado americano, utilizando o ecossistema Omnichannel desenvolvido pela Arezzo&Co, onde a marca Paris Texas tem grande nome, mas baixa penetração. Além disso, a força da Paris Texas e seu relacionamento com fornecedores e fabricantes de alta qualidade no mercado europeu abre várias portas para a Arezzo&Co.

Para a marca italiana haverá o beneficio de todo o know how estratégico desde o desenvolvimento de produtos, fornecimento e distribuição omnichannel da brasileira, que aliada a sua eficiência operacional aumentará gradualmente as já elevadas margens rentabilidade da Paris Texas.

A Paris Texas, fundada em 2015, teve crescimento de 65 por cento em 2022 atingindo 15 milhões de euros de receita bruta, que equivalem a 83 milhões de reais, e margem Ebitda - lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês - de 16,6 percentuais.

Foto: Iude

25 milhões de Euros pelos 65 por cento da marca italiana

A Arezzo&Co pagará 25 milhões de Euros (aproximadamente 135 milhões de reais) pelos 65 por cento da Paris Texas, sendo que 15 milhões serão pagos aos fundadores e 10 milhões serão aportados no caixa da empresa para financiar sua expansão e rápido crescimento, de acordo com o release de divulgação.

Em adição ao contrato da aquisição dos 65 percentuais, a Arezzo&Co e os fundadores de Paris Texas firmaram contratos de opção de compra do restante da companhia com vencimentos em 2027 e 2030, onde estabeleceram condições de Valuation em múltiplos iguais ao da transação anunciada na data da aquisição. A Stocche Forbes Advogados atuou como assessor jurídico no Brasil e a Bofe Securities Inc. E Bank of Anerica Merril Lynch Banco Múltiplo S.A como assessores financeiros, segundo nota no jornal O Estado de S. Paulo.

A Arezzo&Co, grupo sob controle da família Birman, conta com 21 marcas próprias e licenciadas no segmento de moda, com enfoque no calçado. Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Brizza, Fiever, Alme, Reserva , My Shoes, Carol Bassi, Vans, Oficina Reserva, Reserva Go, Simples, Reversa, Reserva Ink, Reserva Mini, Unbrand, BAW Clothing, TROC e Vicenza, além do marketplace ZZ Mall, são pertencentes ao grupo. Vale lembrar que a Arezzo& Co registrou um faturamento superior a 1,2 bilhão de dólares no ano passado, e uma capitalização de mercado de 1,6 bilhão de dólares.

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