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Arezzo & Co anuncia aquisição da Vicenza

By Marta De Divitiis

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Negócios

Foto: Rafaela Furlanetto e Alexandre Birman, cortesia Arezzo & Co

A Arezzo & Co anunciou ontem (17) a compra da Vicenza, uma das maiores marcas de calçados femininos do país, avaliada em 173 milhões de reais. Assim a Arezzo & Co dá mais um passo na criação da mais completa “house of brands”. Esta é a primeira marca adquirida depois do follow on - oferta subsequente de ações - que captou 833 milhões de reais, em fevereiro do ano passado.

Fundada há trinta anos em Igrejinha, cidade gaúcha localizada no Vale dos Sinos, pelo empresário Ariovaldo Furlanetto, a Vicenza se consolidou como marca de alto crescimento no mercado de sapatos femininos premium, se caracterizando por um estilo jovem e despojado que cativou as consumidoras dos públicos A e B. A empresa vem crescendo num ritmo anual de 30 por cento e faturou 80 milhões de reais em 2022.

Hoje comandada por Rafaela Furlanetto, filha de Ariovaldo, a Vicenza está presente em mais de 700 lojas multimarcas no Brasil e em países como Itália, França, Portugal, Rússia, Costa Rica, Porto Rico, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Líbano. Atualmente, parte da produção da Vicenza é destinada à exportação.

Arezzo & Co tem 33 por cento de participação no mercado calçadista

A transação marca a primeira vez em sua história que a Arezzo & Co adquire uma marca de sapatos, um mercado em que a empresa tem participação de 33 percentuais.

“Há muito tempo admiro a Vicenza e acompanho de perto tanto seu crescimento quanto a lealdade das suas clientes à marca”, diz Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co. “Assim como eu, a Rafaela nasceu e cresceu dentro da fábrica, e sapato está no DNA das nossas famílias. Fico entusiasmado com a entrada dela no grupo e com as inúmeras oportunidades de crescimento que a Vicenza terá se juntando ao nosso ecossistema”, diz Birman no release de divulgação.

Foto: fábrica da Arezzo, cortesia Arezzo & Co

E-commerce, lojas multimarcas e lojas próprias

Entre as possibilidades de crescimento da Vicenza estão a estruturação de um e-commerce robusto, acoplado à bem-sucedida estratégia omnicanal da Arezzo & Co; a entrada em lojas multimarca que hoje já vendem produtos da Arezzo & Co (há mais de 1300 oportunidades de cross-sell - venda cruzada - já mapeadas); o lançamento de outras linhas de produtos, como bolsas; e a abertura de 10 lojas próprias “flagships” em pontos exclusivos como a Rua Oscar Freire, centro de comércio de luxo de São Paulo, e os principais shoppings do país. O acesso à estrutura de abastecimento da Arezzo & Co garantirá a segurança no fornecimento de material para apoiar o crescimento da marca.

“Sinto um orgulho enorme da trajetória que construímos na Vicenza ao lado dos nossos 200 colaboradores e milhares de consumidoras”, diz Rafaela. “Fazer parte da Arezzo & Co é a melhor forma de aumentar nosso impacto ao mesmo tempo em que mantemos nosso legado,” conclui.

60 por cento do valor da Vicenza será pago em dinheiro e o restante em ações da Arezzo & Co. A transação avalia a Vicenza em 8,7 vezes seu Ebitda - lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação - para 2023, um múltiplo que cai para cerca de 5 vezes usando a projeção para o Ebitda da marca para 2024.

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