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Asos anuncia reviravolta na rentabilidade no primeiro semestre de 2025

A varejista de moda online Asos, sediada no Reino Unido, anunciou uma significativa reviravolta na rentabilidade para o primeiro semestre do ano fiscal de 2025, demonstrando o sucesso inicial do seu novo modelo comercial implementado nos últimos dois anos.

A empresa reportou um aumento positivo no Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação a amortização, na sigla em inglês) ajustado de aproximadamente 60 milhões de libras em relação ao ano anterior no primeiro semestre, atribuindo este crescimento à sua estratégia comercial renovada e à gestão consistente de custos.

Asos anuncia resultados do 1º semestre com melhorias

No Reino Unido, o maior mercado da Asos, as vendas totais da Asos Design registraram um aumento de 9 por cento, contribuindo para o crescimento da quota de mercado. Globalmente, as vendas de artigos de marca própria em valor integral também voltaram a crescer durante o primeiro semestre.

As receitas globais diminuíram 13 percentuais, para 1,3 bilhão de libras, alinhadas com as previsões anteriores e as tendências do ano fiscal de 24, principalmente devido à anualização (conversão de mensal para anual) das diminuições no inventário mais antigo e ao marketing de desempenho otimizado.

O CEO (diretor executivo na sigla em inglês) José Antonio Ramos Calamonte expressou confiança no progresso da empresa, afirmando: “O 1º semestre do ano fiscal de 25 é o sinal mais forte até agora de que o nosso novo modelo comercial está funcionando. Estamos impulsionando uma transformação significativa na rentabilidade, com um Ebitda ajustado positivo, com um aumento de 60 milhões de libras em relação ao ano anterior. Importante, estes sucessos foram alcançados, mantendo um forte controle de custos e melhorando a saúde do nosso inventário.”

A empresa destacou uma resposta positiva dos clientes ao aumento da renovação dos produtos e à maior rapidez de lançamento no mercado. Isto refletiu-se num aumento da margem bruta de cerca de 500 pontos base, impulsionado pela redução da atividade de descontos e por uma maior proporção de vendas em valor integral.

A Asos também expandiu o seu portfólio de marcas, adicionando mais de 25 novos parceiros no primeiro semestre, incluindo Bimba y Lola, Jimmy Fairly e Oh Polly, com mais 40 marcas programadas para serem lançadas no segundo semestre, juntamente com mais coleções exclusivas.

Asos reitera as perspetivas de rentabilidade para o ano fiscal de 25

Olhando para o futuro, as iniciativas da empresa incluem o lançamento da Topshop.com, o programa de fidelidade Asos.World, funcionalidades de live shopping, pesquisa e personalização aprimoradas e o aproveitamento adicional da IA em toda a empresa.

Reiterando a sua orientação de rentabilidade para o ano fiscal de 25, a Asos espera uma margem bruta de pelo menos 46 por cento e um aumento do Ebitda ajustado de pelo menos 60 percentuais, entre 130 e 150 milhões de libras, impulsionado por um aumento significativo na sua combinação de vendas em valor integral.

Para o ano fiscal de 25, o crescimento das receitas deverá situar-se na extremidade inferior do intervalo de consenso de negativo 9 a 2 por cento, enquanto o crescimento do GMV (volume bruto de mercadorias, na sigla em inglês) deverá ser de 1 a 2 pontos percentuais melhor do que o crescimento das receitas.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • A Asos anunciou uma reviravolta na rentabilidade para o primeiro semestre do ano fiscal de 2025, impulsionada pelo seu novo modelo comercial.
  • Houve um aumento no Ebitda ajustado de aproximadamente 60 milhões de libras, juntamente com um crescimento nas vendas da Asos Design no Reino Unido.
  • A empresa está expandindo seu portfólio de marcas e espera um aumento significativo na margem bruta e no Ebitda ajustado para o ano fiscal de 2025.
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