Austrália oferece oportunidades para calçados brasileiros
loading...
Foto: cortesia Abicalçados
estudo de mercado realizado pelo Consulado Geral do Brasil em Sydney com o apoio da Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - a Austrália se configura como uma oportunidade para os calçados brasileiros de alto valor agregado. A conclusão do processo foi apresentado dia 7 de junho num webinar com a participação de representantes do consulado, da ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e da Abicalçados.
Décima terceira economia do mundo, a Austrália importa 80 por cento dos calçados consumidos no país, principalmente da China, Vietnã e Indonésia. O Brasil responde apenas pela sétima origem dos calçados importados pelo País. “Exportamos para lá, basicamente, calçados de borracha, de menor valor agregado. Mas existe uma predileção do comprador local por produtos de couro, com atributos de conforto e design, o que abre grandes oportunidades para a indústria brasileira”, comenta a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, no release de divulgação.
A publicação do Consulado destaca, ainda, que 45 por cento dos valores gastos com importações de calçados na Austrália vão para o segmento de produtos de couro. Na sequência aparecem os de materiais têxteis (31 por cento) e de borracha (21 percentuais). “Hoje, 68 por cento do valor exportado pelo Brasil em calçados para aquele mercado é do segmento de produtos de borracha”, explica Priscila. Conforme dados da Abicalçados, em 2022, as exportações brasileiras de calçados para a Austrália somaram 19,8 milhões de dólares e ocuparam a nona posição na pauta exportadora do Brasil. A participação de mercado do Brasil ainda é modesta (1,2 por cento), segundo a avaliação da entidade.
A diretora de comércio e investimentos do Consulado Geral do Brasil em Sydney, Helena Massote, destaca que o Brasil pode aproveitar também o fato de a Ásia não abastecer o mercado local com produtos com atributos de conforto e durabilidade, além do segmento infantil. “Identificamos também o crescimento do canal e-commerce, sendo que a previsão é de que, para o próximo ano, de cada 3 dólares australianos gastos no comércio local, 1 dólar australiano será via digital”, conta no release.
Foto: Allyson Johnson/Unsplash
BFSHOW trará compradores australianos
A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressalta que compradores australianos estão no radar da promoção comercial da entidade, que deve traze-los para participarem da BFSHOW - Brazilian Footwear Show, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de novembro em Porto Alegre/RS. “Estamos monitorando a situação e, diante das oportunidades apresentadas, certamente traremos compradores locais para o evento”, adianta. A feira, realizada pela Abicalçados em parceria com a NürnbergMesse Brasil, terá sua segunda edição entre os dias 21 a 23 de maio de 2024 em São Paulo/SP.
Vale lembrar que a Austrália é o sexto maior país em extensão territorial e conta com uma população de 26,1 milhões de pessoas. É bastante atrativo aos investimentos estrangeiros devido ao seu bom desempenho econômico, associado ao alto poder aquisitivo de seus consumidores.