BasicNet adquire a Woolrich
A Woolrich entra para o portfólio de marcas da BasicNet, sediada em Turim. A empresa, já proprietária das marcas Kappa, Robe di Kappa, K-Way, Superga, Sebago e Briko, chegou a um acordo para a aquisição da marca Woolrich, uma histórica marca americana fundada em 1830, símbolo de autenticidade, qualidade e tradição outdoor, da L-Gam, um fundo de investimento criado em 2013 com o apoio da Família Real de Liechtenstein e de famílias da Europa, Ásia e Estados Unidos.
Com esta aquisição, a BasicNet adiciona ao seu portfólio uma marca com forte herança, plenamente alinhada com os valores do grupo: autenticidade, iconicidade e impacto cultural, conforme comunicado em nota.
Fundada em 1830 por John Rich na Pensilvânia, a Woolrich é uma das mais antigas fabricantes americanas de vestuário outdoor
“Estamos entusiasmados em receber a Woolrich na família BasicNet. A Woolrich é uma marca extraordinária, com uma história e uma identidade que a tornam única no cenário internacional de outerwear. Ela representa exatamente o patrimônio cultural e autêntico que desejamos preservar, valorizar e relançar. É uma operação perfeitamente coerente com a nossa visão de longo prazo, baseada em uma gestão dinâmica e responsável das marcas. A aquisição ocorre em um contexto econômico complexo, mas estamos convencidos de que a solidez do nosso modelo e a experiência da nossa equipe nos permitirão fazer a marca crescer novamente", destacaram Lorenzo Boglione e Alessandro Boglione, co-CEOs (diretores executivos, na sigla em inglês) da BasicNet.
Para Lorenzo Flamini, CEO da Woolrich: "esta operação marca uma nova fase na história da Woolrich, com o objetivo de fortalecer a identidade da marca e aumentar sua presença internacional, valorizando os quase 200 anos de história e reinterpretando os elementos icônicos e distintos da marca de uma forma contemporânea.”
Fundada em 1830 por John Rich na Pensilvânia, a Woolrich é uma das mais antigas fabricantes americanas de tecidos de lã e vestuário outdoor. A empresa foi criada para oferecer peças resistentes e funcionais a caçadores, lenhadores e trabalhadores ferroviários, protegendo-os dos invernos rigorosos do Nordeste dos Estados Unidos. Em 1850, a Woolrich introduziu o famoso padrão Buffalo Check, o inconfundível xadrez vermelho e preto que se tornou um ícone de estilo rústico e autêntico. Em 1970, em resposta às necessidades dos trabalhadores envolvidos na construção dos oleodutos no Alasca, nasceu a Artic Parka, projetada para resistir a temperaturas extremas e destinada a se tornar uma peça icônica do vestuário de inverno em nível global.
A operação envolve a aquisição, por meio de uma empresa integralmente controlada pela BasicNet, dos direitos sobre a marca Woolrich para a Europa e de 100 por cento da Woolrich Europe spa, empresa que cuida da sua distribuição e varejo, cujo faturamento para o exercício de 2025 está estimado em cerca de 90 milhões de euros, por um enterprise value total de 90 milhões de euros.
Parte do pagamento, no valor de 40 milhões de euros, será paga com 12 milhões de euros por meio da transferência de 1.200.000 ações ordinárias da BasicNet, no valor de 10 euros cada.
Além disso, a parte vendedora poderá receber um eventual pagamento diferido variável ao atingir determinados níveis de resultado e de faturamento no final do triênio 2026-2028.
A transferência das ações pagas à contraparte como parte do pagamento inicial estará sujeita a um período de restrição de 24 meses a partir da data de conclusão da aquisição. Com o objetivo de otimizar a estrutura financeira do Grupo, a operação de aquisição e de refinanciamento da dívida existente será estruturada, mesmo com disponibilidade de caixa, por meio do uso de linhas de crédito de médio a longo prazo e uma linha de crédito rotativo (revolving) de até 90 milhões de euros. Os novos financiamentos serão disponibilizados pelo Unicredit, como parceiro estratégico do Grupo e único credor da operação.
A conclusão da operação não está sujeita a condições suspensivas e está prevista para ocorrer até o mês de dezembro de 2025. No âmbito da operação, a BasicNet contou com a assessoria do Studio Legale Pavesio para os aspectos contratuais e de due diligence legal, sob a supervisão do sócio Carlo Peyron, e da Ey para a due diligence fiscal e financeira.
A L-Gam contou com a assessoria da Houlihan Lokey para os aspectos financeiros, com André Pichler; da Labruna & Associati (Lms), com o sócio Fabio Labruna, para os aspectos legais; da Paul, Weiss, Rifkind, Wharton & Garrison Llp para questões de direito inglês e norte-americano; e da Ey para os aspectos fiscais e financeiros da operação.
“Estamos entusiasmados em receber a BasicNet nesta nova e estimulante jornada com a Woolrich, iniciada em 2018. Com o apoio da BasicNet, a Woolrich continuará a crescer internacionalmente e a fortalecer sua liderança no segmento de outdoor lifestyle", afirmou Felipe Merry del Val, fundador e sócio da L-Gam advisors.
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- A BasicNet, empresa italiana proprietária de marcas como Kappa e Superga, adquiriu a histórica marca americana Woolrich, fundada em 1830 e conhecida por seu vestuário outdoor.
- A aquisição visa integrar ao portfólio da BasicNet uma marca com forte herança, autenticidade e impacto cultural, alinhando-se aos valores do grupo e buscando fortalecer sua presença internacional.
- A operação envolve a aquisição dos direitos da marca Woolrich para a Europa e 100% da Woolrich Europe spa por um valor total de 90 milhões de euros, com a conclusão prevista para dezembro de 2025.