Benetton dá continuidade ao plano de reestruturação
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Este ano a Benetton completa 60 anos, sendo uma das marcas italianas mais conhecidas no exterior, mas, dada a situação de crise que atravessa há meses, não estão previstos desfiles comemorativos como aconteceu, por exemplo, no 40º aniversário em 2005, quando a empresa escolheu o Centre Pompidou de Paris para celebrar a importante data.
A empresa está atualmente empenhada numa forte reorganização que, até ao final do ano, como noticiado há alguns meses pelo Corriere della Sera, deverá levar ao fechamento de 400 lojas, das quais cerca de 200 só na Itália, num total de 3.500 em todo o mundo. Até à data, mais de 100 já foram fechadas. Os objetivos são reduzir as perdas para metade até ao final de 2024, em relação a 2023, passando de um prejuízo de 230 milhões de euros para cerca de 110 milhões. A redução das perdas continua em 2025, quando o prejuízo, presumivelmente, chegará a 50 milhões. O ponto de equilíbrio deverá estar na agenda para 2026.
Departamentos de e-commerce e embalagem fecham acordo para regulamentação de horas de trabalho
Nos últimos meses, a gestão, liderada pelo CEO Claudio Sforza, também esteve envolvida em negociações com os sindicatos. Em 11 de fevereiro, como consta na ata de acordo analisada pela FashionUnited, a Benetton Group srl e as organizações sindicais territoriais Filctem-Cgil, Femca Cisl e Uiltec Uil, representadas por Massimo Messina, Gianni Boato e Francesca Mazzoli, juntamente com os representantes sindicais das unidades produtivas de Ponzano Veneto e Castrette di Villorba, na província de Treviso, concordaram, entre outras coisas, que, a partir de 1 de abril de 2025, nos departamentos de centro de embalagem e e-commerce, a Benetton adotará um horário de trabalho de 8 horas diárias durante cinco dias por semana, de segunda a sábado (em comparação com o atual 6 por 6).
"Quando o e-commerce começou e, sobretudo com o seu desenvolvimento, entraram muitos jovens e também foram utilizados trabalhadores temporários com uma regulamentação do horário de trabalho pouco organizada. Graças ao acordo, conseguimos regular os turnos e garantir que cada trabalhador seja informado com bastante antecedência e possa conciliar a vida pessoal e profissional", explicou à FashionUnited Gianni Boato, secretário-geral da Femca Cisl Belluno Treviso.
Os incentivos à rescisão para quem quer sair da empresa também foram prorrogados até 31 de dezembro de 2025.
No que diz respeito às atividades no exterior, em dezembro passado, a empresa de Ponzano Veneto iniciou a alienação das atividades tunisinas e foi iniciado um diálogo com o governo norte-africano para garantir incentivos a quem quiser investir.
Para os próximos meses, portanto, continuará o pesado plano de reestruturação que ocupa diariamente Claudio Sforza e a sua equipe. Em maio, serão divulgados os dados de 2024 e será possível avaliar os primeiros resultados da estratégia que, até 2026, deverá levar ao ponto de equilíbrio. A Benetton pertence à Edizione, uma das principais holdings industriais europeias, totalmente controlada pela família Benetton. Em 2023, a Edizione obteve uma receita consolidada de 9,5 mil milhões de euros, dos quais quase 80% fora de Itália.
A campanha primavera-verão 2025 da United Colors of Benetton
A empresa acaba de apresentar a campanha primavera-verão 2025 da United Colors of Benetton, intitulada "Different Together". "Peças essenciais e coloridas. Um limbo branco, que contém e harmoniza todo o resto. A campanha primavera-verão 2025 da United Colors of Benetton é uma homenagem explícita aos arquétipos da comunicação da marca", lê-se num comunicado.
As fotos foram tiradas nos estúdios Benetton, cenário de muitas campanhas que fizeram história na publicidade. O fotógrafo é Guilherme Vieira, jovem criativo que cresceu nos laboratórios de pesquisa em comunicação da empresa. A stylist é Anna Carraro, talento emergente capaz de realçar um casting autêntico e um estilo contemporâneo e "normcore", em que a moda se torna uma extensão da vida real.
Os modelos são uma mistura diversificada de idades, etnias, estilos e rostos diferentes. Juntamente com a top model brasileira Lea T, há um grupo de pessoas reais, encontradas na rua ou nos corredores da sede da empresa em Castrette. "O que as une a todas é a atitude: consciente, colaborativa, otimista, por vezes irónica. "Different Together", o título da campanha, evoca um valor fundamental da cultura Benetton. Um mundo homogêneo e monocromático é aborrecido. Para avançarmos juntos, é fundamental reconhecer e celebrar as nossas diferenças", continua o comunicado.
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- A Benetton está em processo de reestruturação, incluindo o fechamento de cerca de 400 lojas para reduzir prejuízos.
- A empresa negociou um novo acordo de trabalho para os departamentos de e-commerce e embalagem, regulando as horas e garantindo melhores condições para os funcionários.
- A Benetton lançou sua campanha primavera-verão 2025, "Different Together", celebrando a diversidade e a inclusão.