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Bibi destaca a transformação digital e projeta crescimento até 2030

By Marta De Divitiis

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Negócios

Especializada em calçados infantis, a Bibi, que conta com mais 140 lojas no Brasil, tem investido no e-commerce buscando a maior comodidade do cliente. Serviços como prateleira infinita, Bibi Delivery, Clique & Retire são alguns de seus destaques, que auxiliam na alavancagem das vendas. Em dezembro o e-commerce foi reformulado, com acesso inclusive aos estoques de lojas, com os pontos de venda servindo como mini centros de distribuição.

Após as mudanças nos parques fabris, localizados em Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia, está nos planos da Bibi aumentar a produção de calçados para 2,5 milhões de pares em 2022. A marca infantil também deu continuidade à expansão por meio de franquias nos principais shopping centers de cada região, reiterando que também há espaço para operações em pontos estratégicos na rua, de acordo com o potencial de cada local, segundo o release de divulgação.

Andrea Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, concedeu uma entrevista exclusiva ao FashionUnited. Confira abaixo.

FashionUnited: a remodelagem já estava prevista? Quais as novas funcionalidades?

Já estava prevista visando acompanhar os nossos projetos com foco na transformação digital. Em dezembro, efetuamos a mudança da nossa plataforma de e-commerce, melhorando a navegabilidade dos consumidores. Agora, quando o cliente entra no site, insere o CEP e já consegue visualizar quais as lojas mais próximas. O grande diferencial é que ele tem acesso aos estoques, que estão integrados à plataforma de e-commerce. Assim, os projetos como Clique & Retire, em que o cliente compra online e retira na loja, ganham mais visibilidade e praticidade, reduzindo o prazo de entrega do produto, já que após 3 horas da confirmação da compra, é possível retirar o calçado na unidade escolhida. Dessa forma, os pontos de venda passam a operar como mini centros de distribuição, auxiliando de forma efetiva nas vendas e na experiência dos consumidores.

Qual é o plano de expansão para 2022? Quanto será o investimento?

A Bibi é a 15ª marca mais consumida em países da América Latina. Hoje, a rede conta com 147 franquias, sendo 15 delas internacionais localizadas no Peru, Chile, Equador e Guatemala. Uma das metas no mercado externo é chegar em 100 lojas em diferentes países da América Latina até 2030. Para este ano, o plano de expansão visa a implantação de 37 unidades, sendo 25 em território nacional e 12 no exterior, para fechar o ano com 183 pontos de venda. Além do adensamento da marca nos principais mercados-alvo, fatores como a inovação, multicanalidade, transformação digital e sustentabilidade fizeram com que a Bibi registrasse um incremento de 40 por cento no faturamento, se comparado a 2020. Para 2022, a projeção é que haja um crescimento de 20 por cento no faturamento anual tanto na indústria quanto na rede de lojas. Para quem deseja se tornar um franqueado, a Bibi disponibiliza dois modelos de negócios. O formato de loja Standard, com investimento a partir de 580 mil reais, foi criado para ser implantado em shopping centers de capitais e grandes metrópoles. Já o conceito Light, com custo de 450 mil reais, é indicado para cidades com, em média, 200 mil habitantes. Os valores de investimentos para as duas operações já incluem as instalações, soluções tecnológicas, primeiro estoque, capital de giro e taxa de franquia.

Quais são as expectativas da empresa para esse ano?

Para 2022 além do aumento de faturamento, buscamos o fortalecimento do varejo. Sempre tivemos como grande projeto a construção de uma marca global de desejo, buscando a diferenciação por meio de tecnologias de conforto e design Bibi, elevando nossos benefícios e diferenciais de mercado, como ter calçados totalmente livres de qualquer substância tóxica, por exemplo. Ouvir a preferência dos clientes, acompanhar as tendências de mercado e a mudança de comportamento do consumidor tanto no Brasil quanto no mundo para trazer novidades que se adequem às necessidades de crianças de 0 a 9 anos é uma constante na Bibi. Para este ano, o foco será continuar os investimentos em inovação, em manufatura e na eficiência das lojas. Além disso, a sustentabilidade é outro tema que sempre presente na empresa e contextualiza ações em diferentes âmbitos, sendo eles ambiental, econômico e social.

Como a sustentabilidade está inserida na marca Bibi?

Por meio da atuação baseada e fortalecida em projetos sustentáveis, sendo alavancada em ações norteadas pelos princípios de ESG (Environmental, Social and Governance), a Calçados Bibi estabeleceu compromissos que irá desenvolver até o ano de 2030. Com base nos pilares econômicos, sociais e ambientais, visamos promover ações com todos os seus stakeholders: consumidores, fornecedores, colaboradores e parceiros. Com dois parques fabris desenvolvemos inúmeros projetos voltados para as comunidades locais de tais regiões. Por exportar para mais de 70 países, e ter uma grande preocupação com a saúde e bem-estar das crianças, ao longo dos anos a Bibi desenvolveu uma cadeia produtiva com fornecedores que disponibilizam apenas matéria-prima não tóxica para a confecção dos calçados, seguindo os mais exigentes padrões internacionais. Também utilizamos energia elétrica limpa, oriunda de fontes sustentáveis, nas duas fábricas da marca. Além disso, os resíduos industriais são reciclados ou coprocessados, não sendo enviados aos aterros sanitários. A empresa é ainda a única indústria calçadista no segmento infantil certificada com o Nível Diamante, do Programa Origem Sustentável, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa.

Temos como objetivo promover o crescimento econômico em todas as frentes do negócio, tanto na indústria quanto varejo, de forma sustentável. Tudo isso, gerando impactos econômicos positivos na comunidade local, por meio da geração de empregos e pagamento de tributos. Sob a perspectiva ambiental, o objetivo é melhorar de forma contínua o sistema de gestão ambiental da rede, visando desenvolver processos que resultem em ganhos de ecoeficiência e na redução dos impactos ambientais. Também buscamos elaborar projetos e ações que fortaleçam o propósito da marca, que é fazer o bem para gerar boas lembranças, sempre trazendo um resultado favorável para a sociedade. No campo ambiental, esperamos alcançar anualmente 100 por cento de conformidade dos produtos fabricados na Norma Reach (Regulamento Nº 1907/2006 Parlamento Europeu) referente à toxicidade. Outras questões englobam uma redução de 20 por cento na geração de resíduos no desenvolvimento de novos produtos e operações industriais, até o ano de 2025. Já no social, queremos seguir promovendo a qualificação profissional constante de jovens das comunidades locais, por meio do programa “Fábrica de Talentos Bibi”, realizando a efetivação de, no mínimo, 30 por cento dos participantes do programa junto à empresa. Outra meta é atingir anualmente uma média de 8,8 horas de treinamentos e capacitações por colaborador. Entre nossos compromissos, iremos destinar 52 minutos anuais, por colaborador, para realização de trabalhos voluntários de impacto local, que tenham conexão com o propósito da empresa. Dessa forma, queremos doar por ano o equivalente a um dia de produção de calçados das fábricas Bibi, que produzem anualmente cerca de 2 milhões de pares, para instituições que também tenham relação com o nosso propósito. Atualmente, já promovemos inúmeras ações sociais junto à comunidade, como a doação de máscaras e calçados em diferentes locais, principalmente nas comunidades onde estão instaladas as unidades fabris, incluindo a doação de calçados para bebês recém-nascidos nas maternidades de hospitais públicos. Vamos potencializar tudo isso até 2030.

O que ocorreu nestes últimos dois anos?

Continuamos produzindo 2 milhões de pares de calçados, não demitimos nenhum colaborador e últimos dois anos trouxeram a oportunidade de melhorar a eficiência industrial nas duas plantas fabris da empresa, localizadas em Parobé, no Rio Grande do Sul, e em Cruz das Almas, na Bahia. O movimento gerou investimentos na faixa de 4 milhões de reais, que promoveram uma mudança no layout das fábricas reduzindo o tempo da produção e, consequentemente, fases de retrabalho, além da aquisição de máquinas modernas e de última geração, como injetoras que aumentam a capacidade fabril na área de solados na planta baiana. Com todas essas mudanças, nosso plano é aumentar a produção de calçados para 2,5 milhões de pares em 2022. Além disso, seguimos expandindo por meio de franquias nos principais shopping centers de cada região, mas também há espaço para operações em pontos estratégicos na rua, de acordo com o potencial de cada local.

Fotos: cortesia Bibi

Andrea Kohlrausch
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