Black Friday é Black November na região da Rua 44 em Goiás (GO)
loading...
No Brasil a famosa maratona de descontos, Black Friday, nascida entre os comerciantes dos EUA (onde tem data fixa), as ações promocionais costumam ocorrer durante um mês inteiro. Os Shoppings da região da rua 44, na capital goiana, que atendem público de varejo e atacado, prometem descontos de até 70 por cento e esperam aumento de até 15 percentuais nas vendas em relação ao ano passado.
Desde que essa forma de venda se consolidou aqui no Brasil, temos uma Black Friday mais dilatada, com campanhas promocionais já sendo feitas no começo do novembro. Uma pesquisa realizada pela plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, na sigla em inglês), “Dito CRM” em parceria com a consultoria “Opinion Box” aponta que no ano passado apenas 10 por cento dos consumidores brasileiros compraram na data oficial, ou seja, na última sexta-feira de novembro, enquanto 83 percentuais optaram por fazer suas compras ao longo da semana ou durante o mês de novembro, transformando a Black Friday em “Black November”.
A mesma pesquisa revela que o consumidor durante a Black Friday está cada vez mais multicanal, presente tanto nos canais digitais, como nas lojas físicas. Embora as compras online sejam predominantes nesta época, as compras físicas têm peso relevante representando 35 por cento das transações comerciais realizadas no Black Friday de 2024, o que demonstrou um aumento de 17,1 percentuais em relação ao ano anterior. O ideal, portanto, é unir os dois mundos, oferecendo a conveniência no online, mas também a experiência mais cuidadosa do atendimento presencial.
Já mirando o período de compras da Black Friday, o Shopping Gallo, na Região da 44, inicia a sua campanha “Black do Shopping Gallo – Descontos que Valem a Pena!”, trazendo descontos que vão até 70 por cento e reforçando sua estrutura para receber lojistas, revendedores e consumidores de diversos estados e também compradores da Grande Goiânia.
Vale lembrar que desde o início do mês, parte ou quase todas as lojas da região estão prontas para os eventos de fim de ano, com horários de atendimento estendidos, além de oferecer campanhas promocionais para incrementar as vendas.
Desde hoje (19) até dia 26 de novembro estão sendo realizadas ações educativas, com orientação sobre segurança e regras de trânsito, repassadas por agentes do SET – Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, da Guarda Civil e da Polícia Militar aos comerciantes e transeuntes da área.
Preparadas e confiantes
Com dez anos de mercado no segmento de bolsas e cintos, Deusiane Ribeiro é uma das lojistas do Shopping Gallo que já está pronta para a maratona de descontos. “Já estamos desde o começo de novembro trabalhando descontos de 30 a 60 percentuais. A nossa expectativa é de termos um incremento de 15 por cento nas vendas, na comparação com o mesmo período no ano passado”, revela a lojista que atende online e presencialmente, num comunicado. “Temos uma equipe preparada para vendas via WhatsApp e Instagram, e também o presencial, cujo movimento deve aumentar neste fim de ano”, afirma a comerciante.
Trabalhando com descontos de até 80 por cento, Clamone Andrade, dona da Dualiba Moda Feminina já está com sua loja na Região da 44 a postos desde o começo de novembro. “Estamos com uma expectativa muito boa, esperamos dobrar as vendas, na comparação com novembro do ano passado”, destaca a lojista, que também trabalha com uma equipe preparada para atendimento online e presencial. “Hoje em dia você precisa trabalhar com esses dois canais de vendas uma vez que aqui na Região da 44 aumenta muito o fluxo de clientes e de vendas no fim de ano e nos períodos de feriados prolongados e festas”, explica Clamone.
Estimativas da AER 44- Associação Empresarial da Região da 44, a área deverá receber entre novembro e dezembro, aproximadamente, 1,6 milhão de visitantes movimentando 3,5 bilhões de reais.
- A Black Friday no Brasil se estendeu para a "Black November", com a maioria dos consumidores realizando compras ao longo do mês e não apenas na data oficial.
- O consumidor da Black Friday é multicanal, utilizando tanto plataformas digitais quanto lojas físicas, com as compras presenciais representando uma parcela significativa das transações.
- A Região da 44 em Goiânia está preparada com descontos de até 70-80%, esperando um aumento de vendas de até 15% e um fluxo de 1,6 milhão de visitantes, movimentando R$ 3,5 bilhões.