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C&A estreia na bolsa segunda-feira dia 28

By Marta De Divitiis

25 de out. de 2019

Avaliada em aproximadamente 5 bilhões de reais a subsidiária brasileira da rede holandesa C&A vai estrear na bolsa de valores (B3) dia 28 de outubro, sendo que estará ao lado das concorrentes Renner, Marisa e Riachuelo.

A varejista, segundo o site do jornal Estado de S. Paulo, movimentou 1,65 bilhão de reais na oferta inicial de ações (IPO na sigla em inglês). As ações foram precificadas em 16,50 reais, o preço mínimo da faixa indicativa.

Na oferta primária foram arrecadados 813,698 milhões de reais, o mesmo valor obtido pela oferta secundária (foram disponibilizadas em cada uma das ofertas 49.315.068 ações, de acordo com o Prospecto Definitivo divulgado pela C&A), perfazendo um total de cerca de 1,63 bilhão de reais. 90 por cento do volume captado será utilizado para pagamento de dívidas e 10 percentuais para expansão da rede de lojas. A oferta foi coordenada por Morgan Stanley, Bradesco BBI, BTG Pactual, Citigroup, Santander e XP Investimentos.

"Muitas das empresas quando fazem oferta de ações, fazem para expandir e pagar dívidas, porque certamente no mercado brasileiro é muito mais vantagem devido à alta taxa de juros dos bancos. No caso da C&A, podemos considerar que há uma frente importante de inovação, inclusive com recursos para investir até em startups, que podem agregar muito valor à cadeia, encontrando soluções disruptivas, questão que hoje é muito habitual nas grandes companhias e corporações. No setor de varejo, há inovações nos processos de venda, na logística, no IOT (internet das Coisas), na IA (Inteligência Artificial), que aplicadas ao conhecimento do mercado, e preferências do consumidor podem gerar vantagens competitivas”, comenta Robert William V. Salvador, especialista financeiro da Ozonean Group, empresa que oferece suporte a empreendedores em todos os ciclos de negócio.

A C&A foi fundada em 1841 pelos irmãos holandeses Clemens e August, sendo que suas iniciais deram origem ao nome da marca. Somam atualmente mais de 1,8 mil unidades em 24 países da Europa, América Latina e Ásia e estão entre as maiores redes de varejo do mundo. No Brasil inaugurou sua primeira loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo em 1976. Desde 2018 é a segunda marca de varejo de moda mais lembrada pelos brasileiros de acordo com o ranking Kantar Insights. Com uma rede que soma 282 lojas no Brasil é apoiada por três centros de distribuição, em São Paulo e no Rio de Janeiro, um dos quais dedicado apenas à plataforma de comércio eletrônico.

Foto: Cortesia C&A