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Calçados Bibi cresce em 2019 e conta com ótimas projeções para 2020

By Marta De Divitiis

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Negócios

Mesmo em meio a uma retomada econômica incipiente, a Calçados Bibi, voltada para o público infantil, teve um crescimento ímpar durante o ano de 2019, quando completou 70 anos de atividade. Julio César Hannel Mattos, gerente de varejo da marca concedeu entrevista ao FashionUnited e explicou como a empresa se comportou para obter esses resultados. Confira abaixo.

FashionUnited - O faturamento da fábrica cresceu assim como a receita das lojas em 2019. Como foi esse desempenho?

A Calçados Bibi fechou o ano de 2019 com 123 lojas, sendo oito unidades internacionais e 21 lojas próprias, incluindo o e-commerce. A marca registrou um aumento de 14 por cento no faturamento da rede de franquias, além de implantar 18 novas operações, sendo 10 lojas e oito quiosques. O ano de 2019 também marcou o início da expansão internacional na Romênia e no Equador. Confirmando o sucesso das franquias no Peru, a Bibi implantou novas lojas em diferentes shopping centers do país. Continuamos investindo constantemente em inovação, que é uma premissa básica e que está no DNA da empresa. Neste mesmo ano, foi registrado um crescimento de 8 por cento na indústria.

Houve quanto de investimento na abertura de 18 novas lojas? Em quais regiões essas lojas foram abertas?

Sim, foram 18 novas unidades. Houve um investimento em torno de de 9 milhões de reais, considerando as instalações, valores com estoques, capital de giro, investimento em marketing, entre outros. As unidades foram abertas em todas as regiões do país, com ênfase na região Sul. Além disso, tivemos a implantação de franquias e lojas próprias.

A marca teve crescimento significativo a despeito de uma recuperação incipiente da economia interna. A que se deve esse crescimento?

A Bibi tem em seu DNA a inovação. A inovação em momentos difíceis traz uma nova visão sobre seu cenário de atuação, fazendo com que novas estratégias sejam adotadas e, dessa forma, o crescimento vem naturalmente.

A empresa participou de feiras nacionais e internacionais? Quais?

Participamos da ABF Franchising Expo, em São Paulo, onde captamos candidatos que, posteriormente, se tornaram nossos franqueados e, consequentemente, incrementaram o aumento de vendas significativas para a empresa. Também participamos de feiras no Paraguai e Colômbia, em missão junto com a ABF - Associação Brasileira de Franchising. Já em 2020, tivemos a participação recente na NRF - Retail’s Big Show & Expo, em Nova Iorque, no mês de janeiro.

Moda e acessórios infantis sofrem menos com as intempéries econômicas?

Verdade, a moda infantil destaca-se dos demais segmentos, pois as fases de crescimento das crianças passam muito rápido e os pais não abrem mão de comprar novas peças para os pequenos.

Quais as perspectivas para 2020?

Para 2020, a marca planeja abrir 51 novas unidades, sendo 10 delas fora do Brasil. A rede visa implantação de novas lojas nas cinco regiões, com foco em cidades localizadas no interior do país. Das 51 novas operações esperadas para o ano de 2020, 41 estão previstas para abertura em território nacional. Assim, o principal objetivo da empresa é levar o propósito da Bibi aos consumidores, por meio de produtos, comunicação, experiência e inovação. Vale ressaltar que a Calçados Bibi exporta desde 1970, com marca e design próprio, para mais de 70 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Hong Kong, China, Índia, Emirados Árabes, Argentina, Peru, entre outros, via exportação direta a lojistas multimarcas, virtuais ou distribuidores, dependendo do País. A marca está otimista para o ano de 2020 tanto no mercado nacional quanto no internacional. Dessa forma, a expectativa de crescimento na rede de franquias é de 25 por cento, e na indústria superior a 10 por cento. Ainda para 2020, a produção fabril deve acompanhar o crescimento da indústria, sendo em torno de 10 por cento, o equivalente a 2,2 milhões de pares de calçados fabricados por ano.

A Calçados Bibi foi fundada em 1949 e tem fábricas em Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA) desenvolvendo seus calçados com tecnologia aplicada a partir de estudos científicos. Além disso conta com um programa de sustentabilidade certificado com o Selo Diamante de Sustentabilidade.

Fotos: Luize Silva/cortesia Calçados Bibi

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