Couro brasileiro conta com mais de 25 milhões de dólares em perspectivas de negócios
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A indústria brasileira de couros teve uma atividade intensa no mercado internacional em julho, com participações relevantes nas feiras Shoes and Leather Vietnam (em Ho Chi Minh, no Vietnã) e Lineapelle New York (em Nova York nos Estados Unidos). Há a previsão de negócios de 25,45 milhões de dólares para os próximos 12 meses a partir dos dois eventos. O Brasil, em ambas as feiras, contou com o apoio do projeto Brazilian Leather, realizado pela parceria entre o CICB - Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
No Vietnã, as empresas America Leather, A. P. Müller, Durlicouros, Curtume CBR e JBS Couros contabilizaram no balanço da feira Shoes and Leather um total de negócios de mais de 3,1 milhões de dólares. A perspectiva para os próximos 12 meses chegou a 10,55 milhões de dólares. “Em números absolutos, o resultado da feira ficou três vezes maior que o obtido na edição de 2023. A participação nesse ano também foi superior de curtumes brasileiros, o que mostra a relevância do Vietnã e sua ascensão para as nossas exportações”, analisa Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, no release de divulgação.
Com 14 expositores brasileiros, a feira Lineapelle New York se encerrou com negócios realizados de 2,55 milhões de dólares, e uma projeção de 14,9 milhões de dólares até julho de 2025. Para Letícia Luft, gerente do projeto Brazilian Leather, o evento nos Estados Unidos se tornou preponderante na agenda do couro brasileiro. “Como vice-líderes de participação nas exportações do Brasil (13,4 por cento no primeiro semestre de 2024), os norte-americanos têm um olhar aprofundado da nossa gestão para ações de relacionamento. A Lineapelle New York está consolidada como o evento escolhido pelas grandes marcas e novos designers para pesquisa e suprimento de materiais, então nossa presença é importante e certa a cada semestre”, destaca a executiva no mesmo informe.
Xangai (China), Milão (Itália) e León (México)
Em breve, o couro brasileiro estará em novos eventos no mercado internacional. Em setembro, participa da feira All China Leather Exhibition, em Xangai, na China, e em seguida é a vez da Lineapelle, em Milão, na Itália. O ano de 2024 se encerra com a ANPIC, em León, no México, em outubro.
O Brazilian Leather é um projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro e é conduzido pelo CICB em parceria com a ApexBrasil. Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas.
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam incrementar as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
O CICB é a entidade que representa as empresas que produzem couro no país. Desde 1957 – ano de sua fundação – o CICB busca o crescimento, a qualificação, o fortalecimento e a união do setor. O direcionador da organização é a sustentabilidade, por meio da qual a entidade atua em projetos de tecnologia e formação de novos profissionais, diálogo com entidades governamentais, fazendo a interface das pautas da indústria com os poderes públicos, promoção comercial do couro e defesa de interesses, construção de reputação e promoção de imagem, qualificação técnica, de design e pesquisa e informação de mercado. Também atua com representação institucional, conexão e diálogo com a cadeia produtiva e realiza grupos de trabalho – Rastreabilidade e Comunicação – com associados em todo o país.