Crescem pontos de venda no setor óptico brasileiro que registrou faturamento de 27 bilhões de reais em 2024
loading...
Atualmente os óculos, mesmo os de receituário, entraram para a categoria de acessórios de moda, tornando o visual mais interessante, com armações arrojadas, assinadas pelos estilistas e designers internacionais mais influentes.
O mercado óptico registrou em 2024 a abertura de 5.885 pontos de venda, totalizando ao final do ano 71.226 PDV em todo o País. Esse número de óticas representou crescimento de 8 por cento quando comparado ao ano de 2023.
“O aumento nas vendas, assim como a transparência e a segurança comercial nas relações entre distribuidores e varejo, atraem empreendedores e estimulam a expansão das redes existentes”, explica Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas. Em 2024, o setor registrou 27 bilhões de reais em vendas, ante 26 bilhões de reais no exercício anterior.
O segmento óptico é formado por 800 empresas distribuidoras que abastecem os 71.226 pontos de venda distribuídos pelo Brasil. Nos últimos três anos, segundo dados da Abióptica, foram abertas 38 mil vagas somente nas óticas inauguradas no mesmo período.
Melhor capacitação profissional gera fidelização e aumento do ticket médio
A entidade acompanha essa expansão dando suporte à qualificação dos profissionais por intermédio da Fundação Abióptica onde promove o Curso de Consultor Óptico, capacitando o pessoal empregado nas óticas. Vale dizer que elevando o nível de atendimento, há a fidelização do cliente e, consequentemente, melhora o ticket médio de vendas, tanto de receituário como de óculos escuros, incluindo o segmento fashion. A iniciativa do curso destina-se a formar estudantes de baixa renda de todo o Brasil.
O curso é gratuito, on line e com estágio presencial com duração de 20 horas, em uma ótica na cidade onde o estudante mora, ou bem próxima, para tornar o acesso mais fácil. “A prática, na figura do estágio, permite que todo o conhecimento adquirido seja verificado em situações reais o que enriquece a formação do aluno”, diz a diretora Executiva da Abióptica que completa: “o atendimento no varejo ótico exige profissionais capacitados porque estamos tratando da saúde visual da população”.
- Óculos, incluindo os de receituário, são agora acessórios de moda, impulsionados por designs arrojados.
- O mercado óptico brasileiro expandiu-se significativamente em 2024, com um aumento de 8% nos pontos de venda e um volume de vendas de 27 bilhões de reais.
- A Abióptica está investindo na capacitação profissional através de cursos gratuitos para melhorar o atendimento, fidelizar clientes e aumentar o ticket médio nas óticas.