Crocs reporta queda na receita e no lucro no terceiro trimestre
A empresa americana de calçados Crocs Inc. registrou perdas consideráveis de receita no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025. O lucro também ficou bem abaixo do nível do ano anterior. Apesar disso, os resultados atuais, apresentados pela empresa na quinta-feira, superaram as expectativas dos analistas.
Nos meses de julho a setembro, a receita do grupo totalizou 996,3 milhões de dólares (859,2 milhões de euros). Isso correspondeu a uma queda de 6,2 por cento em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Ajustada pelas variações cambiais, a receita diminuiu 6,8 por cento. Um aumento de 1,6 por cento (ajustado pela taxa de câmbio +0,9 por cento) no varejo próprio não foi suficiente para compensar uma queda de 14,7 por cento (ajustada pela taxa de câmbio -15,1 por cento) no negócio de atacado.
Ambas as marcas do grupo registram perdas de receita
A receita da marca principal Crocs diminuiu 2,5 por cento (ajustada pela taxa de câmbio -3,2 por cento), para 836,2 milhões de dólares. As perdas na América do Norte não puderam ser totalmente compensadas pelos crescimentos no negócio internacional.
Na marca Heydude, as receitas diminuíram 21,6 por cento (ajustadas pela taxa de câmbio -21,7 por cento), para 160,1 milhões de dólares. A principal causa foi uma queda considerável no negócio de atacado, cuja receita caiu 38,6 por cento (ajustada pela taxa de câmbio -38,7 por cento), para 69 milhões de dólares.
Além da queda na receita, uma margem bruta menor e custos gerais e de vendas mais altos fizeram com que o lucro operacional caísse 23,0 por cento, para 207,7 milhões de dólares. O lucro líquido totalizou 145,8 milhões de dólares (125,8 milhões de euros). Com isso, ficou 27,0 por cento abaixo do nível do mesmo trimestre do ano anterior.
CEO Rees anuncia medidas adicionais de economia
A administração espera atualmente que a tendência de queda continue no quarto trimestre. Ela previu uma queda na receita de cerca de oito por cento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Para a marca Crocs, espera-se uma queda de cerca de três por cento, e para a Heydude, perdas na "faixa dos 20 por cento".
O CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Andrew Rees, entretanto, anunciou mais medidas de economia. Além dos cortes de custos no valor de 50 milhões de dólares, que devem ser realizados no ano corrente, a empresa identificou um potencial de economia adicional de 100 milhões de dólares, explicou ele em um comunicado.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com