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Debenhams reduz prejuízos com a aceleração de transição e possível venda da PrettyLittleThing

By Rachel Douglass

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Negócios
Estande da Debenhams na Graduate Fashion Week 2025 Créditos: cortesia Graduate Fashion Week

Em meio a um plano de transformação em toda a empresa, que se baseia principalmente na transição para um modelo de marketplace, o Grupo Debenhams – anteriormente Grupo Boohoo – viu uma melhora marginal no desempenho para o ano completo até 28 de fevereiro de 2025, apesar do enfraquecimento geral das vendas.

A empresa reportou um Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de 41,6 milhões de libras, com uma margem melhorada de 5,3 por cento, impulsionada por menores custos de distribuição após o fechamento de armazéns, entre outras despesas. Os investimentos foram reduzidos para 27,5 milhões de libras.

O prejuízo ajustado antes dos impostos reduziu de 49,2 milhões de libras em 2023 para 43,4 milhões de libras. Sem ajustes, o prejuízo chegou a 263,3 milhões de libras, acima dos 146,4 milhões de libras. A Debenhams afirmou que incorreu em itens não recorrentes devido a iniciativas como o fechamento de seu centro de distribuição nos Estados Unidos e baixas contábeis excepcionais de estoque.

Apesar disso, a receita do grupo caiu 12 percentuais, de 902,3 milhões de libras para 790,3 milhões de libras. O declínio refletiu “a crescente importância de um modelo de marketplace, onde a receita de comissão, em vez do valor total da transação, é reconhecida”, disse a Debenhams.

Transição para o modelo marketplace reforça o desempenho

Como parte de sua transformação mais ampla, o grupo começou a girar seu portfólio em direção a um “modelo de marketplace com baixo capital e baixo estoque” ao longo de 2024, atendendo a uma crescente demanda do consumidor por lojas online mais convenientes.

O impacto dessa transição pôde ser visto no desempenho financeiro ao longo do ano. Enquanto o GMV do grupo caiu 2 percentuais em relação ao ano anterior, a marca Debenhams, que há muito defende o modelo de marketplace, teve um desempenho mais forte, com o GMV (volume bruto de mercadoria, na sigla em inglês), aumentando 34 por cento, para 645 milhões de libras.

O marketplace da empresa quase dobrou sua contribuição em comparação com o ano passado, representando quase 30 percentuais do GMV total.

Ao longo do ano fiscal de 2025, a Debenhams planeja continuar implementando e estendendo essa configuração em todos os seus negócios, com marcas como Karen Millen também apresentando em breve artigos de luxo de segunda mão, diversificando sua oferta de produtos. “Também há oportunidade para expansão internacional, que continua sendo uma prioridade estratégica”, observou a Debenhams.

PrettyLittleThing potencialmente na berlinda

Embora se diga que as ‘Marcas Jovens’ da Debenhams mantêm alta relevância entre seu público-alvo, a PrettyLittleThing (PLT) se viu no centro do discurso em torno de uma venda. No relatório do grupo, a Debenhams disse que está buscando ativamente a venda da loja virtual por meio de um processo que o conselho acredita ser “uma oportunidade de acelerar o progresso e maximizar o valor para o acionista”.

A PLT impactou marginalmente o desempenho na categoria Marcas Jovens, revelou o relatório. O GMV, incluindo a marca, caiu 22 percentuais em relação ao ano anterior, para 1,5 bilhão de libras. Excluindo a loja virtual, no entanto, o GMV caiu 19 por cento, para 759,6 milhões de libras.

Diante do desempenho mais fraco dessa divisão, a Debenhams disse que planeja redimensionar e reposicionar suas Marcas Jovens, “com foco na lucratividade e na geração de caixa sob nova gestão”. A forma que essa estratégia tomará ainda não foi determinada publicamente.

Negociações do ano fiscal de 2026 à frente enquanto opções para divisões de negócios são consideradas

Para mitigar o impacto de outras áreas do negócio, e além de reavaliar a PLT, a empresa também está considerando opções de longo prazo para seus centros de distribuição nos Estados Unidos e em Burnley para se alinhar ainda mais com sua estratégia de baixo estoque.

A virada está sendo liderada por Dan Finley, que foi nomeado CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) do grupo em novembro de 2024. Embora reconheça o período desafiador refletido nos resultados, Finley disse em um comunicado que a “empresa está tomando as medidas necessárias, de forma rápida e decisiva, para enfrentar os desafios que temos pela frente”.

O desempenho durante o primeiro semestre do ano fiscal de 2026 viu um crescimento contínuo, forte e lucrativo da marca Debenhams, enquanto todas as outras marcas agora também estão negociando com lucro no Ebitda ajustado, o que significa que esses números devem ser superiores aos do primeiro semestre do ano fiscal de 2025.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • O Grupo Debenhams viu uma melhora marginal no desempenho, impulsionada por menores custos de distribuição e foco no modelo de marketplace.
  • A transição para um modelo de marketplace impulsionou o crescimento da marca Debenhams, com um aumento significativo no GMV.
  • A Debenhams está considerando a venda da PrettyLittleThing e reavaliando seus centros de distribuição para otimizar a lucratividade.
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