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Decathlon se preocupa com uma possível redução do CIR - Crédito Tributário à Pesquisa

By Julia Garel

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Negócios
Decathlon, Alemanha. Créditos: kplus konzept + Decathlon

Enquanto o governo francês se concentra no orçamento de 2026, o tema da redução dos créditos tributários volta à mídia. Entre eles, a diminuição do CIR (crédito tributário à pesquisa) pode impactar fortemente empresas do setor da moda e de esportes, como a Decathlon. Preocupada com o assunto, a empresa francesa já demonstrou sua apreensão.

Segundo um documento da HATVP - Alta Autoridade para a Transparência da Vida Pública - de 21 de março de 2025, a Decathlon interveio junto aos parlamentares para alertar sobre as consequências de uma redução do crédito tributário à pesquisa (CIR). A empresa especializada em esportes indica que essa diminuição impactará "o ecossistema de inovação na França e a competitividade das empresas francesas".

O que é o CIR?

Na França, o crédito tributário à pesquisa (CIR) "tem como objetivo estimular as empresas a realizarem atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D)", como pode ser visto no site governamental Entreprise.Service-Public.

Esse dispositivo fiscal permite que as empresas deduzam parte de suas despesas de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do imposto sobre as sociedades. A alíquota do crédito tributário à pesquisa varia de acordo com o valor das despesas geradas. É de 30 por cento para a parte das despesas inferior ou igual a 100 milhões de euros e de 5 percentuais para as despesas superiores a esse valor. O CIR representa, portanto, uma ajuda financeira considerável para empresas como a Decathlon, que fizeram da inovação um pilar de seu modelo de negócios.

A inovação está no centro da estratégia da Decathlon desde sua criação, em 1976. A empresa se destaca pela criação de suas próprias marcas e pelo desenvolvimento de novos produtos, que apresenta anualmente em um evento chamado "Reveal Innovation".

O CIR apoia esse esforço, reduzindo os riscos financeiros associados às pesquisas realizadas. Considerando os investimentos contínuos da Decathlon em P&D, é muito provável que a empresa seja uma grande beneficiária desse crédito. Ao alertar sobre as consequências de uma redução do CIR, a empresa visa preservar um ambiente fiscal favorável, que lhe permita continuar investindo na pesquisa de novas tecnologias e novos materiais.

Além disso, a Decathlon também menciona o "ecossistema de inovação na França", destacando a interdependência dos agentes econômicos. Uma diminuição do CIR pode enfraquecer toda a cadeia de valor da inovação, afetando startups, PMEs, laboratórios de pesquisa e parcerias. Para um grupo como a Decathlon, um ecossistema dinâmico é essencial para o recrutamento de talentos, a colaboração com parceiros inovadores e o acesso a novas tecnologias. Principalmente porque o grupo agora possui uma empresa de investimento chamada Decathlon Pulse, cujo objetivo é desenvolver ideias e conceitos com "forte potencial".

Em 2024, o grupo Decathlon registrou um crescimento de 5,2% em seu faturamento em relação a 2023. Esse faturamento chegou a 16,2 bilhões de euros.

Decathlon x Tawaraya Créditos: cortesia Decathlon

Segundo um artigo publicado pelo jornal Le Monde, em 9 de janeiro de 2025, o crédito tributário à pesquisa é a principal despesa fiscal do Estado destinada às empresas, e seu valor não para de aumentar: foi de 7,6 bilhões de euros em 2024, cerca de 10 por cento do imposto sobre as sociedades. Segundo o mesmo veículo, o CIR é "um nicho fiscal que se tornou uma verdadeira mina de ouro, abundante, generoso e cobiçado".

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • O governo francês está considerando reduzir o crédito tributário à pesquisa (CIR), o que preocupa empresas como a Decathlon.
  • A Decathlon manifestou preocupação com a possível redução do CIR, pois impactaria o ecossistema de inovação e a competitividade das empresas francesas.
  • O CIR é um incentivo fiscal importante para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento, como a Decathlon, que o utiliza para financiar sua estratégia de inovação.
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