Desigual encerra 2024 com vendas de 332 milhões de euros
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Madrid – A multinacional espanhola de moda Desigual divulgou os principais indicadores financeiros referentes ao encerramento do seu último exercício fiscal, correspondente ao ano de 2024. Segundo os dados apresentados, a empresa encerrou o período com um volume de faturamento de 332 milhões de euros.
Com base nas informações fornecidas pela própria direção da empresa, a Desigual concluiu o ano fiscal de 2024 com receitas totais de 332 milhões de euros. Embora os resultados de 2023 não tenham sido divulgados, esse montante representa uma queda de -12,40 por cento em relação aos 379 milhões de euros faturados em 2022, e uma contração ainda mais acentuada de -43,72 percentuais face aos 590 milhões de euros registados em 2019 – último ano completo não impactado pela pandemia de coronavírus.
Em termos de rentabilidade, a Desigual fechou 2024 com um Ebitda ( lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização na sigla em inglês) de 3,1 milhões de euros. A empresa não detalhou como este resultado se traduz em termos líquidos de lucros ou perdas, indicador que em 2022 apresentou um lucro líquido positivo de 3 milhões de euros.
“O volume de negócios em 2024 atingiu os 332 milhões de euros e o resultado antes de impostos foi positivo em 3,1 milhões, consolidando o progresso da empresa rumo à rentabilidade”, destacou a direção da marca espanhola. Além disso, destacou-se que, com este encerramento de exercício, a marca conclui “com êxito o seu processo de transformação iniciado em 2019 e prepara-se para uma nova fase de crescimento”.
Canal online e os mercados internacionais como pilares de crescimento
Abrindo caminho para este novo capítulo, os principais motores de desempenho da Desigual em 2024 foram o canal online e os mercados internacionais.
Por canais, as vendas nas lojas físicas representaram 65 por cento do faturamento total da empresa ao final do exercício, enquanto as vendas online corresponderam aos restantes 35 por cento – um total de 116 milhões de euros. Trata-se de um crescimento expressivo face aos 19 por cento que as vendas digitais representavam em 2019. Em 2024, a empresa continuou a reforçar a sua presença digital, expandindo para plataformas internacionais como os e-commerces dos grandes armazéns norte-americanos Macy’s e Nordstrom.
Por mercados, embora sem divulgar valores absolutos, a Desigual destacou o crescimento anual em países estratégicos como os Estados Unidos (+7 por cento) e o Japão (+9 por cento), superados ainda pela performance nos países da Europa Central, Oriente Médio e África (+11 por cento).
Entre outros pontos relevantes do exercício, a empresa, com presença atual em 95 países, destacou os avanços no reposicionamento da marca para se aproximar de um público mais jovem e conectado com as tendências. Desde 2019, a Desigual tem conseguido reduzir em cerca de 10 anos a idade média do seu novo cliente. Também foram feitos progressos significativos na otimização da sua rede de lojas, cuja área comercial foi reduzida em -28 por cento nos últimos dois anos. Esse processo contou com investimentos de 98 milhões de euros ao longo dos últimos cinco anos, permitindo implementar o novo conceito de loja em 90 por cento da rede, composta por 282 lojas próprias. A expansão seguiu em 2024 com inaugurações marcantes como a da nova “flagship store” em Xangai.
Um 2025 para consolidar a “nova” Desigual
Para 2025, a previsão da Desigual é completar o terceiro ano consecutivo de crescimento orgânico dos principais indicadores do seu modelo de negócio. Para tal, a empresa pretende consolidar o seu novo posicionamento de mercado, com destaque para um investimento histórico em comunicação e marketing equivalente a 10 por cento do faturamento anual — o maior da sua trajetória. Esses recursos serão destinados a uma série de ações estratégicas, já iniciadas com a nomeação de Ester Expósito como nova embaixadora global da marca para 2025.
- A Desigual faturou 332 milhões de euros em 2024, registando um decréscimo em relação aos anos anteriores, com um lucro antes de impostos de 3,1 milhões de euros.
- As vendas online representaram 35% da faturação total da marca, com destaque para o crescimento nos mercados dos EUA, Japão e regiões da EMEA.
- Em 2025, a Desigual concentrar-se-á em consolidar o reposicionamento da marca e em atrair um público mais jovem, com um forte investimento em marketing.
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