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Expo Detalles rende 4,6 milhões de dólares para empresas brasileiras

By Marta De Divitiis

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Negócios

Ocorrida entre os dias 10 e 12 de agosto, em Lima (Peru), a feira Expo Detalles contou com 19 empresas de componentes do segmento calçadista brasileiro e deve gerar 4,6 milhões de dólares. O valor foi levantado em relatório realizado pela Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, que promoveu a participação brasileira com a By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações, em parceria com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Durante o evento as empresas venderam, in loco, 740 mil dólares. “Os negócios ocorreram, mas as expectativas de vendas que ficaram alinhavadas no evento chamou muita a atenção. Demonstra que o mercado, principalmente o latino-americano, está com uma demanda muito forte por produtos brasileiros, especialmente diante do enfraquecimento da China como player no setor”, diz Luiz Ribas Junior, gestor de Mercado Internacional da Assintecal. De acordo com o executivo, os altos fretes da Ásia estão favorecendo os fornecedores mais próximos geograficamente, especialmente para os compradores da América Latina.

Os números garantem o crescimento brasileiro na feira peruana. Em 2019, antes da pandemia, a participação brasileira gerou, in loco, 270 mil dólares e os negócios posteriores, alinhavados no evento, renderam 1,6 milhão de dólares. “Em 2022, o crescimento em negócios foi de 274 por cento em vendas imediatas e de 287 percentuais em vendas que ficaram alinhavadas durante o evento”, comemora o gestor, no release de divulgação.

A participação na feira peruana faz parte do projeto MPE Exportadora, que em parceria com o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas, através da ação Integra Moda, prevê consultorias individuais para exportações, nas quais as participantes têm acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.

O projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq - Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins, conta com a participação de 300 empresas e pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros.

Já a ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Foto: cortesia Assintecal

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