Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Marisa

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Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Marisa

Com 70 anos de existência, a Marisa é uma das maiores redes de vestuário feminino, masculino e infantil do país. Hoje a empresa opera mais de 400 lojas em todos os Estados brasileiros, além de uma loja virtual e a divisão de produtos e serviços financeiros, pois oferece cartões de crédito e financiamento de compras aos clientes.

História da Marisa

A história da companhia começou em 1948, quando o empresário Bernardo Goldfarb abriu a primeira loja da então Marisa Bolsas em São Paulo. Dois anos depois, abriu a Marisa Malhas e deu início a um ambicioso plano de expansão Brasil afora, abrindo lojas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Manaus. Em 1990 a empresa estava presente em todos os Estados brasileiros.

1999 ficou marcado como o ano em que a empresa adotou um novo modelo de lojas ampliadas com moda masculina e infantil, além da feminina, com áreas de vendas entre 1.200 e 2.000 metros quadrados. Foi também quando a companhia criou seu próprio cartão de crédito private label, o Cartão Marisa e, ainda no mesmo período, inaugurou a primeira loja virtual.

A abertura de capital na BM&FBovespa só aconteceu em 2007 e no ano seguinte, após o sucesso do Cartão Marisa, a empresa iniciou uma parceria comercial com o Banco Itaú. Desde então passou a oferecer o cartão de crédito ItauCard Marisa, operando pelo modelo co-branded, que permite que o crédito seja utilizado em outros estabelecimentos.

Em 2010 a companhia saiu na frente mais uma vez e lançou um serviço até então inédito, o Sua Medida, patenteado pela varejista. As medidas cadastradas pelas clientes são separadas em categorias e o sistema oferece sugestões de produtos, além de sinalizar as peças em estoque de acordo com os dados inseridos na página.

A varejista encerrou em 2013 o plano de expansão iniciado em 2009, somando 180 novas lojas. Hoje são cerca de 400 estabelecimentos espalhados pelo país, 425.500 metros quadrados de área de vendas nos formatos de megastores, Marisa Feminina e Marisa Lingerie. A receita líquida da companhia totalizou R$ 540 milhões no terceiro trimestre de 2018.

Em 2016 a varejista deixou de ser uma empresa familiar, quando Marcio Goldfarb, filho do fundador, passou o bastão para o empresário Marcelo Araújo. Mas Goldfarb voltou a assumir o comando interinamente após a saída de Araújo em Agosto de 2018.

Fotos: Marisa, facebook oficial Marisa

Resumo:

  • Empresa: Lojas Marisa
  • Indústria: Varejo
  • Criada em: 1948
  • Presidente interino: Marcio Goldfarb (2018)
  • Presença local: aproximadamente 400 lojas
  • Receita líquida: 540 milhões de reais (terceiro trimestre de 2018)