Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Renner S.A
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Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Renner S.A


Com mais de 500 unidades espalhadas do norte ao sul do país e uma no Uruguai, a Lojas Renner S.A é a maior varejista de moda do Brasil e a primeira empresa do país a ter 100 por cento das ações negociadas na bolsa de valores. Embora seja mais conhecida pela atuação no mercado de moda, a companhia também opera nos segmentos de casa e decoração, com a marca Camicado, e soluções financeiras, com o espaço Realize.

A História da Lojas Renner

O ano de 1965 pode até ter marcado o início da Lojas Renner S.A como um grupo independente, mas o nome vem de muito antes, mais especificamente 1912, quando o jovem Antônio Jacob Renner criou o grupo A. J. Renner, uma indústria têxtil instalada no bairro de Navegantes, em Porto Alegre. O primeiro ponto para comercialização dos produtos têxteis só foi aberto em 1922, com o nome de Lojas Renner, e a companhia só se tornou uma loja de departamentos em 1940, quando passou a oferecer um mix mais amplo de produtos.

O crescimento da Lojas Renner resultou na sua independência em 1965, mas não parou por aí, na verdade esse era só o começo. Dois anos depois, a empresa ganhou fôlego financeiro com a abertura de capital na bolsa de valores de São Paulo e investiu na expansão no Rio Grande do Sul. Anos mais tarde, em 1979, introduziu de forma pioneira o Cartão Renner, que possibilita o parcelamento das compras.

O início da expansão

Contrariando a máxima de que não se mexe em time que está ganhando, nos anos 90 a Renner apostou em uma grande reestruturação e deixou de ser uma empresa familiar em 1998, quando foi adquirida pela subsidiária brasileira J.C Penney. A expansão territorial veio como resultado, antes mesmo do fim da década a companhia chegou nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, consolidando sua posição nesses mercados como uma loja de departamentos especializada em moda.

Com o slogan "Você tem seu estilo. A Renner tem todos", em 2002 a empresa passou a vender seus produtos de forma agrupada, divididos entre marcas. Esse conceito “Estilos de Vida” inspirou a criação de marcas próprias da companhia, como Just be, Blue Steel, Rip Coast, Get Over, Request, entre outras.

Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Renner S.A

Em junho de 2005, quando a varejista já contava com 64 pontos de venda, a J.C. Penney, em conjunto com os administradores da Renner, optou pela venda do controle da empresa através de oferta pública de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. A Renner entrou então no Novo Mercado da Bovespa como a primeira companhia no país a ter seu capital pulverizado e aproximadamente 100% das ações em circulação.

Com o sucesso da manobra, no ano seguinte a varejista intensificou o plano de expansão com abertura de unidades em Pernambuco, Ceará e Bahia. No mesmo ano, implantou a área de produtos financeiros com a oferta de empréstimo pessoal e saque rápido, posteriormente complementando a gama de serviços com a oferta de seguros.

A abertura de uma loja no Amazonas em 2007 deu continuidade ao plano de expansão territorial, enquanto que em 2010 a área de produtos financeiros consolidou-se com o lançamento do co-branded Meu Cartão Renner, com as bandeiras Visa e MarterCard. Nesse mesmo ano foi lançado o e-commerce da Renner. Já no ano seguinte a varejista comprou a Camicado, do segmento de casa e decoração, e lançou em 2014 a Youcom, um novo modelo de negócio para o público jovem em um ambiente de loja especializada.

Fatos e números de marcas de moda do Brasil: Lojas Renner S.A

A empresa que por décadas só operou no sul do país, em 2017 começou a atravessar fronteiras com a expansão para o Uruguai e anúncio de abertura de lojas na Argentina até o fim de 2019. São cerca de 20 mil funcionários sob o comando de José Galló e um lucro líquido de 194,2 milhões de reais no terceiro trimestre de 2018. Resultado 38,4 por cento maior que o do mesmo período de 2017.

Resumo:

  • Empresa: Lojas Renner S.A
  • Indústria: Varejo
  • Criada em: 1965
  • Presidente: José Galló
  • Lucro líquido: 194,2 milhões de reais (3T-2018)

Fotos: Página Lojas Renner e Facebook oficial Lojas Renner

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