Fossil Group - de relojoaria - diminui perdas no primeiro trimestre
A especialista em relojoaria Fossil Group reportou “mais um trimestre de progresso” sob seu plano de recuperação em andamento, de acordo com o diretor executivo Franco Fogliato.
Os comentários de Fogliato vêm apesar de a empresa ter divulgado uma diminuição de 8,5 por cento nas vendas, em uma base reportada, para o trimestre encerrado em cinco de abril de 2025. Isso totalizou vendas líquidas de 233,3 milhões de dólares, um declínio que foi “em grande parte impulsionado pela categoria geral, pelo consumidor e pela fragilidade do canal”.
Fogliato observou, no entanto, que isso refletiu uma tendência de diminuição dos declínios nas vendas durante o período. Sua confiança foi incentivada por um aumento no lucro bruto para 143 milhões de dólares, juntamente com um aumento da margem bruta de 890 pontos base para 61,3 por cento, em comparação com 52,4 por cento no mesmo período do ano passado. A Fossil creditou sua recente saída da categoria de smartwatch como uma das benesses a este respeito.
As perdas também diminuíram para o grupo. A perda operacional durante o período caiu de 29,2 milhões de dólares para 6,7 milhões de dólares, com uma margem operacional de menos 2,9 por cento. O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da empresa, entretanto, ficou em 9,1 milhões de dólares, ou 3,9 por cento das vendas líquidas, acima de uma perda de 10,7 milhões de dólares no ano anterior. A perda líquida como um todo caiu de 24,2 milhões de dólares para 17,6 milhões de dólares.
‘A diversificação da presença global limita nossa exposição tarifária’
Em termos de divisões de negócios, as vendas diretas ao consumidor relataram o declínio ano a ano mais acentuado de 24 por cento, enquanto o atacado recebeu um aumento de seis por cento. A queda no D2C foi amplamente atribuída a uma queda de 22 por cento nas vendas de varejo comparáveis. Artigos de couro foi a categoria de produto com pior desempenho, registrando uma queda nas vendas de 37 por cento. Isso foi seguido por joias, para as quais as vendas caíram 13 por cento em moeda constante.
Embora algumas questões tenham sido levantadas, Fogliato reafirmou que as estratégias de recuperação do Fossil Group estavam “ganhando força e alimentando o ímpeto em nossos negócios, apesar do ambiente macroeconômico desafiador”. “Notavelmente, nossa diversificada presença global limita nossa exposição tarifária e temos uma série de alavancas e estratégias de mitigação que devem ajudar a compensar os impactos e proteger nosso perfil de margem bruta saudável em 2025”, acrescentou.
Olhando para o futuro, Fogliato disse que, com o forte desempenho no primeiro trimestre, ele acreditava que o grupo estava “no caminho certo para impulsionar o crescimento lucrativo a longo prazo”. Como tal, a Fossil reafirmou sua orientação financeira para o ano todo de 2025, que inclui a consideração de fechamentos de lojas de varejo que, segundo consta, impactam as vendas líquidas globais em 45 milhões de dólares. A margem de lucro operacional ajustada está prevista para ser em dígitos únicos negativos, baixos.
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- O Fossil Group reportou um progresso em seu plano de recuperação, apesar da diminuição nas vendas.
- Houve um aumento no lucro bruto e na margem bruta, impulsionado pela saída da categoria de *smartwatch*.
- A empresa reafirmou sua orientação financeira para 2025, esperando um crescimento lucrativo a longo prazo.
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