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Franquias de Moda crescem 16,8 por cento no 2º trimestre do ano

By Marta De Divitiis

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Negócios

Credits: cortesia Calçados Bibi

A ABF – Associação Brasileira de Franchising - de acordo com a Pesquisa de Desempenho do segundo trimestre de 2023 - mostra que o setor de franquias registrou um crescimento nominal de 12,9 percentuais no período, se comparado aos mesmos meses do ano passado, com um faturamento que saltou de 48,052 bilhões de reais para 54,253 bilhões de reais. A Moda está entre os três primeiros que registraram um incremento no período ao lado de Hotelaria e Turismo e Alimentação Food Service.

O segmento de Moda foi o terceiro que mais cresceu, com um faturamento 16,8 por cento maior na comparação com o segundo trimestre do ano passado. Com forte presença no franchising, o setor em questão também se beneficiou da retomada das atividades sociais e corporativas, o que levou muitas pessoas a renovarem ou completarem seus guarda-roupas, do maior engajamento nas lojas físicas, de mais investimentos em tecnologia e marketing, e da maior maturação das marcas e seus franqueados. No semestre, o segmento teve um incremento de 15,9 percentuais no faturamento.

Entre as marcas que se destacaram no período estão as infantis Calçados Bibi com 150 lojas, 20 das quais internacionais e a Milon, de roupas inspiradas na Europa, que conta agora com 100 lojas físicas em operação. Confira abaixo os cases.

Credits: cortesia Calçados Bibi

Calçados Bibi atua em diversas frentes

De sapatos infantis, a Bibi teve um crescimento de 8 por cento no faturamento em sua rede de franquias no primeiro semestre do ano, quando comparados ao mesmo período de 2022.

Com um novo projeto arquitetônico, que privilegia a experiência dos consumidores, a marca investiu na reformulação das unidades espalhadas por todas as regiões do Brasil. Para o segundo semestre do ano, a rede dará continuidade ao plano de expansão, que visa a implantação de 13 novos pontos de vendas, sendo três deles em países do Mercosul.

“Está em nossos planos também a abertura da primeira franquia na Europa. Já exportamos com marca e design próprio para países que compõem o continente europeu, mas ingressar com uma loja monomarca que disponibiliza toda a coleção seria a porta de entrada para que possamos expandir ainda mais os negócios na região. Nosso objetivo é pintar o Brasil e o mundo de laranja”, fala Andrea Kohlrausch, presidente da empresa, se referindo à cor da logomarca, no release de divulgação.

Atuando em diversas frentes de negócio, a Calçados Bibi conta com uma rede de franquias e a integração das operações com o canal de e-commerce, que funciona como uma frente de loja. Além disso, disponibiliza serviços focados na conceito de omnichannel, mesclando as vantagens da operação física com a rapidez do digital. Dessa forma, a participação online representou 11 por cento do total de transações na rede de franquias no primeiro semestre do ano, levando em consideração somente as operações brasileiras. Isso evidencia os diferenciais que canais como o e-commerce, delivery e entrega expressa trazem aos franqueados que atuam na marca. Para continuar crescendo, neste ano a empresa também realizou investimentos em novas tecnologias, serviços, ações de experiência, visual merchandising, mídia e influenciadores, sempre pensando no fortalecimento da franquia e na jornada positiva do consumidor com a Bibi.

Credits: cortesia Milon

Milon já conta com multifranqueados

Já a Milon abriu sua primeira loja em 2010 em Joinville, Santa Catarina, e entrou para o mercado de franchising em 2016. A rede, até julho de 2023, registou um incremento de 27 por cento nas vendas, com base no mesmo período do ano passado. Neste segundo semestre, estão previstas mais 11 operações, totalizando 110 unidades em diferentes regiões do Brasil. Em 31 de agosto, a franquia inaugurou a centésima loja, no Parque Shopping Maceió, na capital alagoana.

“Tivemos um primeiro trimestre produtivo e isso se repetiu no segundo trimestre do ano. Hoje, já contamos com franqueados atuando no modelo de multifranquias, sendo dois deles comandando quatro operações cada um. E este é um conceito que tende a aumentar ao longo dos anos com a entrada de novos investidores. Reafirmando a força da marca, pelo segundo ano consecutivo, a marca foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2023, principal reconhecimento do setor e termômetro das relações entre franqueador e franqueado. Além disso, conquistamos a premiação máxima no Prêmio Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, comenta Claudinei Martins, diretor executivo comercial e de marketing do Grupo Kyly, detentor da marca Milon, no release de divulgação.

Atualmente, das 100 lojas físicas em operação, 73 são franquias e 27 lojas próprias. Nos primeiros sete meses de 2023, por exemplo, foram inauguradas seis operações, localizadas no Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Uberlândia (MG), Rondonópolis (MT), Eusébio (CE) e Florianópolis (SC).

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