Gap mantém otimismo apesar da incerteza sobre tarifas
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A varejista de moda Gap Inc., controladora da Old Navy, Gap, Banana Republic e Athleta, anunciou vendas líquidas de 3,5 bilhões de dólares, um aumento de dois por cento no primeiro trimestre, encerrado em três de maio de 2025. As vendas comparáveis também subiram dois por cento em relação ao ano anterior. As vendas online aumentaram seis por cento e representaram 39 por cento das vendas líquidas totais, enquanto as vendas em lojas físicas permaneceram estáveis.
A lucratividade da empresa também apresentou melhorias. A margem bruta expandiu 60 pontos-base, para 41,8 por cento, a receita operacional atingiu 260 milhões de dólares, resultando em uma margem operacional de 7,5 por cento. O lucro líquido do trimestre ficou em 193 milhões de dólares, traduzindo-se em um lucro por ação diluído de cinquenta e um centavos de dólar.
O presidente e CEO (diretor executivo, na sigla em inglês), Richard Dickson, elogiou o desempenho, afirmando: "a Gap Inc. apresentou resultados fortes no primeiro trimestre, superando as expectativas financeiras e ganhando participação de mercado pelo nono trimestre consecutivo. Nesse ambiente altamente dinâmico, estamos otimistas, porém realistas, e permanecemos focados em controlar o que é controlável enquanto construímos nossa empresa para um crescimento a longo prazo", acrescentou.
Gap atinge forte crescimento no primeiro trimestre
Do ponto de vista da marca, a Old Navy continuou com forte impulso, apresentando vendas líquidas de dois bilhões de dólares, um aumento de três por cento, e vendas comparáveis também com alta de três por cento, marcando seu nono trimestre consecutivo de ganhos de participação de mercado.
As vendas líquidas da marca Gap aumentaram cinco por cento, para 724 milhões de dólares, com vendas comparáveis também subindo cinco por cento, atingindo seu sexto trimestre consecutivo de vendas comparáveis positivas e oitavo trimestre consecutivo de ganhos de participação de mercado, sinalizando forte ressonância com os clientes.
As vendas líquidas da Banana Republic caíram três por cento, para 428 milhões de dólares, com vendas comparáveis estáveis, enquanto a marca se concentra no restabelecimento. A Athleta enfrentou desafios, com as vendas líquidas caindo seis por cento, para 308 milhões de dólares, e as vendas comparáveis recuando oito por cento, indicando esforços contínuos para redefinir as estratégias de produto e marketing da marca.
A empresa encerrou o trimestre com cerca de 3.500 lojas em mais de trinta e cinco países, das quais 2.496 eram operadas pela própria empresa.
Gap permanece positiva sobre as perspectivas
Olhando para o ano fiscal de 2025, a Gap Inc. projeta um crescimento de vendas líquidas de um a dois por cento e um crescimento da receita operacional de oito a dez por cento em comparação com os resultados fiscais de 2024. A perspectiva antecipa gastos de capital de aproximadamente 600 milhões de dólares, juntamente com cerca de 35 fechamentos líquidos de lojas. No entanto, essa perspectiva para o ano inteiro não considera totalmente o impacto potencial das tarifas. Para o segundo trimestre do ano fiscal de 2025, a empresa espera que as vendas líquidas fiquem aproximadamente estáveis em relação ao ano anterior e a margem bruta semelhante à do primeiro trimestre.
A empresa continuou seu compromisso com o retorno aos acionistas, distribuindo 131 milhões de dólares em dinheiro por meio de 61 milhões de dólares em dividendos e 70 milhões de dólares em recompra de ações, reduzindo as ações em circulação para 374 milhões. O conselho de administração também aprovou um dividendo do segundo trimestre do ano fiscal de 2025 de 0,165 centavos de dólar por ação.
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- A Gap Inc. reporta um aumento de 2 por cento nas vendas líquidas do primeiro trimestre de 2025, impulsionado por um crescimento de 6 por cento nas vendas online.
- As marcas Old Navy e Gap apresentaram desempenho forte, com aumento de vendas e participação de mercado, enquanto a Banana Republic se concentra no restabelecimento e a Athleta enfrenta desafios.
- A Gap Inc. projeta crescimento de vendas líquidas de um a dois por cento e crescimento da receita operacional de oito a dez por cento para o ano fiscal de 2025, com retorno contínuo aos acionistas por meio de dividendos e recompra de ações.