Gildan atinge receita recorde no terceiro trimestre
A empresa têxtil canadense Gildan Activewear Inc. concluiu o terceiro trimestre do ano fiscal de 2025 com um pequeno aumento na receita. O lucro diminuiu, mas superou as expectativas do mercado. A informação consta de um relatório provisório que a empresa publicou na quarta-feira.
No trimestre mais recente, encerrado em 28 de setembro, a receita do grupo atingiu 910,6 milhões de dólares (782,3 milhões de euros). Com isso, superou o nível do mesmo período do ano anterior em 2,2 por cento e alcançou um novo recorde.
O motor de crescimento foi a divisão de Activewear, com um aumento de 5,4 por cento, para 830,6 milhões de dólares. A administração justificou o aumento com preços mais altos e um mix de produtos mais favorável. No segmento de meias e roupas íntimas, a receita, por outro lado, recuou 22,1 por cento, para 80,0 milhões de dólares.
Efeitos extraordinários negativos pressionam o lucro
A margem bruta aumentou em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, de 31,2 para 33,7 por cento. Segundo a empresa, isso se deveu a menores custos de matéria-prima e produção, bem como a aumentos de preços destinados a compensar as tarifas alfandegárias mais altas.
Devido a maiores despesas gerais, administrativas e de vendas, e a custos de reestruturação, o lucro operacional, de 192,1 milhões de dólares, ficou ligeiramente abaixo do nível do ano anterior (-0,4 por cento). Ajustado por efeitos extraordinários, no entanto, ele aumentou 6,1 por cento.
O lucro líquido declarado caiu 8,6 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, para 120,2 milhões de dólares (103,3 milhões de euros). Já o lucro líquido ajustado por efeitos extraordinários cresceu 8,1 por cento, para 148,8 milhões de dólares, superando assim as expectativas dos analistas.
A administração especifica sua projeção de resultados
Diante dos resultados recentes, o grupo especificou sua projeção anual para o lucro diluído por ação ajustado por efeitos extraordinários. Agora, espera-se um valor entre 3,45 e 3,51 dólares, o que representaria um aumento de 15 a 17 por cento em relação ao ano anterior. Até então, a projeção era de 3,40 a 3,56 dólares.
A meta de receita permaneceu inalterada. Para o ano fiscal atual, a administração continua esperando um aumento percentual de um dígito médio.
No próximo ano, o grupo se beneficiará de capacidades e alcance adicionais resultantes da aquisição da concorrente Hanesbrands, acordada em agosto, explicou o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Glenn Chamandy. A transação deve ser concluída até o início de 2026.
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