Graphene-X: como o crowdfunding pavimentou o caminho para uma marca de moda inovadora
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Não é fácil entrar no mercado de vestuário como uma startup. Sem dinheiro, nada acontece, pois, seja por meio do comércio tradicional ou diretamente com uma loja virtual própria, a fabricação da coleção sempre precisa ser financiada antecipadamente. Mas há outras maneiras.
A Graphene-X, uma marca de roupas de Hong Kong, cuja jaqueta de grafeno inovadora ganhou o Prêmio ISPO (concedido a produtos particularmente inovadores, de alto desempenho ou ecológicos - nota da editora) em dezembro de 2024, começou em 2019 com a plataforma de crowdfunding Kickstarter.com e a utiliza desde então, cerca de duas vezes por ano, para o lançamento de novos produtos.
O Kickstarter já permite há muito tempo não apenas o financiamento antecipado, pois a estreita colaboração com a comunidade do Kickstarter também possibilita formas totalmente novas de desenvolvimento de produtos e pesquisa de mercado.
Conversamos com o fundador Jorge Barros sobre sua marca, Graphene-X, e suas experiências com o crowdfunding.
Vocês construíram sua própria marca de moda com a ajuda do Kickstarter.com. Por que optaram pelo crowdfunding?
Acredito que o crowdfunding seja uma maneira realmente inovadora de construir um novo negócio. O Kickstarter se define como uma plataforma de crowdfunding, mas não acho que essa definição seja totalmente precisa. Uma descrição mais adequada seria uma plataforma de pré-encomendas, onde você não apenas financia seu projeto, mas também testa a viabilidade de mercado sem depender de capital de risco ou empréstimos bancários.
Como funciona exatamente?
Vou explicar como funciona para nós. Desenvolvemos, por exemplo, uma jaqueta revolucionária com tecnologia de grafeno integrada. Primeiro, tivemos a ideia, depois fizemos um protótipo da jaqueta e criamos uma campanha para ela. Essa campanha inclui imagens, um vídeo, especificações técnicas, informações sobre como a jaqueta foi testada e o preço.
Depois, publico a campanha no Kickstarter. Essa plataforma tem, em média, aproximadamentecortesia 28 milhões de visitantes por mês. Nossa campanha é exibida para uma parte desse tráfego. Se uma pessoa gostar da jaqueta, ela pode comprá-la antecipadamente por um preço promocional. Assim, ela recebe a jaqueta por um preço menor do que custará em nossa loja on-line após o término da campanha.
Em contrapartida, os clientes precisam esperar até o final da campanha e até a produção – esse tempo varia de acordo com a campanha, mas geralmente fica entre dois e seis meses – para receber sua mercadoria, desde que a meta de financiamento seja atingida. O sistema é muito semelhante à compra de um imóvel na planta.
Certo, então vocês não precisam arcar com os custos de produção antecipadamente...
Há uma série de vantagens, sendo a mais óbvia que, se você fizer tudo certo, se tornará uma empresa com fluxo de caixa positivo. Então, se eu quiser lançar minha nova jaqueta com tecnologia de grafeno integrada, já tenho o dinheiro dessa campanha no bolso antes mesmo de ter que produzir o produto.
Só isso já é uma grande vantagem. Afinal, as startups geralmente vão à falência porque ficam sem dinheiro. A possibilidade de garantir as vendas e receber o dinheiro antes que o produto seja fabricado é uma vantagem crucial.
Vocês também não precisaram procurar investidores?
Você não precisa investir muito dinheiro próprio ou pegar empréstimos no banco, e não precisa dividir sua empresa com investidores de risco. Acima de tudo, você não assume um grande risco antes de realmente ver se o produto é viável ou não. Claro, acredito que tenho uma ótima ideia. Que todos vão adorar esta jaqueta com grafeno integrado. Mas talvez eu esteja enganado. A campanha do Kickstarter me ajuda a avaliar a viabilidade de mercado antes de pagar pela produção.
No mundo dos negócios tradicional, geralmente é o contrário. É por isso que acho o crowdfunding muito mais eficiente.
Então vocês só produzem o que realmente vendem. Não há superprodução?
Exatamente. Se apenas cinco pessoas estiverem interessadas no meu produto, não preciso produzi-lo. Mas se houver mais compradores interessados, eu o produzo. Temos entre 800 e 3.000 apoiadores para nossas campanhas.
Como fabricamos produtos de alta tecnologia, o desenvolvimento leva de três a quatro meses e a fabricação também é mais elaborada e complexa do que para outros produtos. Portanto, se eu souber a demanda real, minha vida será muito, muito mais fácil do que se eu não tivesse essa informação.
Como vocês tiveram a ideia de que haveria um mercado para seus produtos de alta tecnologia? As marcas de artigos para atividades ao ar livre também têm produtos de alta tecnologia.
Quando fundamos a empresa, em 2019, tivemos a ideia de que precisávamos incorporar materiais avançados às roupas para que as pessoas pudessem usar produtos de alta tecnologia com alto desempenho em seu dia a dia. Porque acredito que haja um equívoco quando as pessoas pensam em desempenho. Elas pensam: Usain Bolt precisa de desempenho. Sim, provavelmente ele precisa. Mas você também, não é?
Você também se beneficiaria muito de uma jaqueta que realmente funcionasse. Porque assim você não chegaria completamente encharcado ao seu próximo compromisso. Então, acho que todos podem se beneficiar de roupas funcionais. Infelizmente, percebi que roupas caras para atividades ao ar livre nem sempre cumprem o que prometem e que o setor não está interessado em inovações reais.
O fast fashion se tornou uma zona de conforto para a maioria das grandes marcas, onde a inovação não é necessária para se ter sucesso.
Como vocês chegaram ao grafeno? O que há de especial na tecnologia do grafeno?
Na busca por novos materiais inovadores, me deparei com o grafeno, que foi descoberto – ou melhor, redescoberto – em 2004. Os descobridores do grafeno foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física por seu trabalho. O grafeno é feito de carbono e pode ser produzido a partir de cascas de banana ou praticamente qualquer coisa que se possa encontrar. Ele tem propriedades incríveis.
É 200 vezes mais resistente do que o aço, em termos de resistência à tração. É antibacteriano, hidro-repelente e um excelente condutor térmico. E eu me perguntei: por que ninguém usa esse material extremamente leve, mas ainda assim resistente, hidro-repelente, antibacteriano e condutor térmico?
Talvez porque seja muito caro?
Na época, era caro, mas não estamos falando de urânio. Por curiosidade, começamos a contar aos fabricantes sobre nossa visão e a encontrar alguém que entendesse de fabricação de roupas funcionais e estivesse disposto a investir tempo e suor para descobrir como fazer fio, depois tecido e, finalmente, um produto com esse material.
E tivemos sucesso. Encontramos um fabricante que se entusiasmou com essa visão e tinha os recursos para acreditar que poderíamos ser a equipe certa para lançar uma ideia maluca no mercado.
Quanto vocês arrecadaram em sua primeira campanha e quantas outras campanhas se seguiram até agora?
Lançamos nossa primeira campanha no Kickstarter em 2019, pouco antes da COVID. A campanha foi fantástica. Em 30 dias, arrecadamos cerca de meio milhão de dólares com a venda de jaquetas. Foi nesse momento que pensamos: "Certo, há um mercado para essa ideia. Há aproximadamente duas mil pessoas de 80 países ao redor do mundo dispostas a nos dar dinheiro com seis meses de antecedência."
Desde então, realizamos duas campanhas por ano. Até agora, tivemos dez campanhas no Kickstarter, e a décima primeira está em andamento.
Meio milhão de dólares? Vocês esperavam uma receita dessas?
Para ser sincero, não. No entanto, em 30 dias, estávamos em uma situação em que tínhamos que produzir mais de duas mil jaquetas e entregá-las a clientes em mais de 80 países. Isso foi apenas alguns meses antes do início da pandemia.
Como você deve se lembrar, o mundo passou por grandes turbulências nos últimos anos e fizemos todo o possível para não decepcionar nossos primeiros clientes. Se não tivéssemos conseguido entregar essas jaquetas, embora as circunstâncias estivessem fora de nosso controle, teria sido o fim da empresa. Essas pessoas nunca mais confiariam em nós. Mas deu certo.
Que tipo de produto vocês desenvolveram desta vez, em sua décima primeira campanha?
Em nossa nova campanha no Kickstarter, que vai até 11 de junho, apresentamos mais uma vez um produto revolucionário, tanto em termos de construção quanto de desempenho. Ele basicamente revoluciona a sobreposição de camadas e é feito de um tecido incrível de grafeno e lã merino.
Por um lado, ele oferece toda a durabilidade e as propriedades incríveis do grafeno. Por outro, na pele, você sente a maciez e o conforto da lã merino. Desenvolvemos esse tecido de forma que não sejam necessários acabamentos hidro-repelentes adicionais ou membranas para se obter uma verdadeira resistência às intempéries.
Qual o papel da sustentabilidade para vocês?
Por um lado, com nosso modelo, evitamos a superprodução; por outro, implementamos a sustentabilidade da maneira mais direta, ou seja, com uma garantia vitalícia. Se conseguirmos fabricar nossos produtos de forma que eles não acabem em um aterro sanitário nos próximos anos, teremos vencido. E nossos produtos são robustos o suficiente para realmente durar a vida toda com os devidos cuidados. Acreditamos que essa seja a forma definitiva de sustentabilidade e a oferecemos até mesmo para nossas meias.
O que vocês sabem sobre seus clientes? Que tipo de pessoa compra no Kickstarter?
É um público impulsionado por inovações tecnológicas, pessoas que estão sempre em busca do que há de mais recente e melhor e que também se entusiasmam com o desempenho de pequenas empresas. Nosso público é predominantemente masculino, embora estejamos lentamente tentando atingir mais mulheres também. Cerca de 40 por cento de nossos apoiadores vêm dos EUA, a maioria dos outros 60 percentuais está distribuída pela Europa e pelo Japão.
Além disso, os apoiadores são praticamente o oposto dos compradores tradicionais da Amazon. Eles estão dispostos a esperar seis meses ou até mais de um ano pelo lançamento de um determinado produto e a fornecer a você os recursos financeiros e o feedback para aprimorar seu produto durante o processo de desenvolvimento. Esses clientes não querem apenas ser incluídos, eles exigem isso. Eles querem estar envolvidos no processo de produção, apreciam ser mantidos informados sobre o andamento da produção e querem participar das decisões.
Portanto, começamos a usar essa vantagem desenvolvendo produtos 100 por cento adaptados aos desejos de nossos apoiadores. Um exemplo disso são nossas roupas íntimas, que desenvolvemos com base no feedback de nossos apoiadores. Afinal, milhares de olhos observam nosso protótipo no Kickstarter.
Como avaliamos e incorporamos esse feedback, nossos produtos ficaram melhores do que nosso projeto original em 99 por cento dos casos. Não importa o quão competente seja nossa equipe, nada supera o feedback de milhares de inovadores apaixonados que compartilham nosso compromisso com o progresso. Nossos produtos são moldados por suas necessidades e refinados por suas percepções.
Então, também se trata da comunidade e da conexão com seus apoiadores, que os motivam a continuar trabalhando com o Kickstarter?
Exatamente, para interagir com nossa comunidade e saber mais sobre seus desejos, agora também apresentamos protótipos no Kickstarter e pedimos feedback aos nossos apoiadores. Também escrevemos diretamente para nossos clientes quando buscamos feedback sobre um determinado produto que eles compraram e que queremos relançar e aprimorar. Todos que participam desse processo recebem um desconto no novo produto. É por isso que sempre voltamos ao Kickstarter depois de seis anos.
Além disso, temos nossa própria loja virtual. Em graphene-x.com, você encontra nossa linha completa, que inclui produtos que já foram apresentados no Kickstarter e outros. Mas, aqui também, é um modelo que depende do nosso público. Nosso público é nosso maior patrimônio. Essas pessoas não apenas nos apoiam na implementação de nossas novas ideias ou produtos, como também nos ajudam a aprimorá-los.
Vocês têm uma visão para a Graphene-X? Como ela é?
Sim, com certeza. Essencialmente, trata-se de revolucionar as roupas em geral, combinando inovações científicas com design centrado no ser humano, em vez de nos deixarmos levar por tendências rápidas da moda para roupas do dia a dia.
Acredito que a inovação e a tecnologia podem ser conectadas por meio da aplicação prática por clientes pagantes. Essa é uma combinação extremamente poderosa. Acredito que essa fórmula tenha o potencial de transformar um setor que está estagnado há décadas sem inovações significativas e é considerado um dos mais prejudiciais ao meio ambiente.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.
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