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Grupo Calida anuncia queda no faturamento no primeiro semestre

By Jan Schroder

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Negócios
Loja da marca de lingerie Calida Imagem: cortesia Calida Group

O grupo suíço de lingerie Calida Holding AG teve uma queda considerável no faturamento no primeiro semestre de 2025. Graças à venda da divisão de móveis para áreas externas Lafuma Mobilier, o lucro foi maior. Em seu relatório semestral divulgado na quinta-feira, o grupo empresarial também destacou a intenção de manter seu curso estratégico.

“Em um mercado ainda desafiador, o Grupo Calida demonstrou novamente sua resiliência e capacidade de inovação”, declarou o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Thomas Stöcklin, em um comunicado. “As medidas implementadas para otimização operacional e foco nos valores essenciais estão progredindo conforme o planejado, mas precisam de tempo para atingir todo o seu potencial.”

O executivo-chefe pediu paciência: “Somente quando os mercados se acalmarem e os consumidores recuperarem a confiança, as decisões estratégicas terão um impacto crescente”, destacou Stöcklin.

Todas as marcas do grupo tiveram queda no faturamento

Entre janeiro e junho, o faturamento do grupo com as operações continuadas – ou seja, sem as contribuições da Lafuma Mobilier, vendida no segundo semestre de 2024 para a Peugeot Frères Industrie – foi de 101,7 milhões de francos suíços (109 milhões de euros). Isso representou uma queda de 8,6 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. Ajustada pelas variações cambiais, a receita caiu 7,1 percentuais.

Todas as marcas do grupo tiveram faturamento abaixo do registrado no ano anterior. A principal marca, Calida, teve queda de 5,5 por cento (4,4 percentuais com ajuste cambial), para 66 milhões de francos suíços. A receita da Aubade caiu 10,2 por cento (8,5 percentuais com ajuste cambial), para 28,9 milhões de francos suíços, o que, segundo a empresa, se deveu principalmente ao “fraco mercado interno francês”.

Na marca americana Cosabella, o faturamento despencou 26 por cento (23,5 percentuais com ajuste cambial), para 6,8 milhões de francos suíços. “O reposicionamento da Cosabella e as reestruturações organizacionais e estruturais nos negócios da marca ainda demandam tempo”, admitiu o grupo. A queda considerável no faturamento no primeiro semestre se deveu, entre outros fatores, a “atrasos na entrega da produção das primeiras séries de produtos recém-desenvolvidos”, à “decisão consciente de abrir mão de receita não lucrativa” e às “grandes incertezas econômicas e comerciais”.

Venda da Lafuma Mobilier gerou lucro maior

Devido à queda no faturamento e à margem menor, o Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, das operações continuadas, caiu de 2,7 milhões para 1,2 milhão de francos suíços.

O prejuízo líquido das operações continuadas aumentou de um milhão para quase dois milhões de francos suíços. Graças à receita da venda da Lafuma Mobilier, o grupo conseguiu aumentar o lucro líquido atribuível aos acionistas de 1,2 milhão para 1,4 milhão de francos suíços (1,5 milhão de euros).

Gerência aposta nos efeitos da estratégia atual

A gerência continua apostando nos efeitos das reformas em andamento. “A estratégia com foco em excelência operacional e posicionamento das marcas no segmento premium continuará sendo aplicada no segundo semestre”, afirmou a empresa. “Apesar do mercado desafiador, espera-se um resultado operacional sólido para o ano, no mesmo nível do ano anterior.”

Em relação ao desenvolvimento futuro, o grupo se mostrou confiante: “Os impulsos de crescimento se intensificarão gradualmente: o desenvolvimento orgânico das principais marcas Calida e Aubade destaca o potencial do portfólio. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da Cosabella no mercado americano está sendo impulsionado de forma direcionada”, afirma o comunicado.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • O Grupo Calida Holding AG teve uma queda no faturamento no primeiro semestre de 2025, mas o lucro aumentou devido à venda da divisão Lafuma Mobilier.
  • Todas as marcas do grupo, incluindo Calida, Aubade e Cosabella, apresentaram queda no faturamento em relação ao ano anterior.
  • A gerência do grupo mantém a estratégia de foco na excelência operacional e no posicionamento das marcas no segmento premium, esperando um resultado operacional sólido para o ano.
Aubade
Calida
CALIDA Holding AG
Cosabella
Grupo Calida