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Grupo Ermenegildo Zegna reporta leve aumento de faturamento no terceiro trimestre

Após perdas no primeiro semestre, a empresa-mãe das marcas Zegna, Thom Browne e Tom Ford Fashion experimenta uma leve tendência de alta
Negócios
Loja da marca Zegna em Nova York Imagem: Zegna
By Jan Schroder

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O grupo de moda italiano Ermenegildo Zegna NV conseguiu aumentar ligeiramente seu faturamento no terceiro trimestre do ano fiscal de 2025, retornando à trajetória de crescimento após as perdas no primeiro semestre. A informação consta nos números preliminares que a empresa divulgou na quinta-feira (23).

Segundo o relatório, o faturamento do grupo no período de julho a setembro atingiu 398,2 milhões de euros. O valor representa um aumento de 0,2 por cento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Em base orgânica – ou seja, ajustado por efeitos cambiais, bem como por mudanças no portfólio do grupo e no negócio de licenciamento – as receitas cresceram 3,6 percentuais.

O foco estratégico no varejo próprio mostra resultados

No varejo próprio, o faturamento aumentou 4,5 por cento (organicamente +9,1 por cento), para 296,7 milhões de euros. Isso foi suficiente para compensar uma queda de 15,5 percentuais (organicamente -14,7 percentuais), para 67,0 milhões de euros, no negócio de atacado.

A empresa justificou as perdas consideráveis neste canal de distribuição, entre outros motivos, com o maior foco estratégico no varejo próprio e com restrições direcionadas na distribuição por atacado.

A divisão Zegna alcançou um aumento de faturamento de 2,5 por cento (organicamente +5,5 por cento), para 290,9 milhões de euros, enquanto o segmento Tom Ford Fashion conseguiu crescer 0,9 por cento (organicamente +4,3 por cento), para 66,0 milhões de euros. As receitas da marca Thom Browne, no entanto, recuaram 9,9 por cento (organicamente -4,8 por cento), para 48,2 milhões de euros.

O grupo registra crescimento na Europa e nas Américas

O crescimento do faturamento também foi freado no terceiro trimestre pela fraca demanda na Grande China. Lá, as receitas encolheram 10,8 por cento (organicamente -6,5 por cento), para 77,4 milhões de euros. Nos demais mercados da região Ásia-Pacífico, elas caíram 2,5 por cento, para 47,6 milhões de euros (organicamente +3,0 por cento).

Por outro lado, houve crescimento na região EMEA, que abrange Europa, Oriente Médio e África. Lá, o faturamento trimestral foi de 151,1 milhões de euros, um aumento de 1,4 por cento (organicamente +2,6 por cento) em relação ao mesmo período do ano anterior. Nas Américas, o desenvolvimento também foi positivo. Lá, o faturamento aumentou 8,2 por cento (organicamente +12,9 por cento), para 121,3 milhões de euros.

CEO do grupo, Ermenegildo Zegna, vê a empresa no caminho certo apesar das condições desafiadoras

Nos primeiros nove meses do ano corrente, o faturamento do grupo totalizou quase 1,33 bilhão de euros. Isso representa uma queda de 2,3 por cento (organicamente -0,4 por cento) em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante dos progressos recentes, o CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) e Chairman Ermenegildo Zegna mostrou-se cautelosamente otimista: “Olhando para o futuro, esperamos que o ambiente para nossa indústria continue desafiador devido às incertezas contínuas em relação à demanda e às flutuações cambiais”, declarou ele. “O sucesso dos recentes desfiles de moda da Tom Ford e da Thom Browne, a boa recepção da nossa coleção de outono/inverno da Zegna e os inúmeros projetos que temos em andamento, me deixam, no entanto, confiante de que continuaremos a alcançar nossos objetivos de médio prazo.”

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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