Aquisições impulsionam aumento de 18 por cento do Grupo JD no 1T
O Grupo JD divulgou seus resultados provisórios para o primeiro semestre do ano fiscal de 2026, mostrando vendas totais de 5,94 bilhões de libras, um aumento de 18 por cento em relação ao ano anterior. A taxas de câmbio constantes, isso representa um crescimento de 20 por cento, em grande parte impulsionado pelas aquisições da Hibbett e da Courir.
O crescimento orgânico das vendas, que exclui essas aquisições, foi de 2,7 por cento. Apesar disso, o lucro da empresa antes de impostos e itens de ajuste (PBTAI) diminuiu 13,5 por cento, para 351 milhões de libras. A margem bruta do Grupo JD também caiu 60 pontos-base, para 48 por cento, principalmente devido a "investimentos controlados em preços" em suas ofertas online. O lucro estatutário antes de impostos da empresa, no entanto, aumentou 9,5 por cento, para 138 milhões de libras.
O CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) Régis Schultz observou que a empresa ganhou participação de mercado na América do Norte e na Europa, apesar de um ambiente de consumo desafiador. As operações da empresa na América do Norte estão progredindo bem, com ganhos de participação de mercado e crescente reconhecimento da marca. A integração de aquisições como a Hibbett e a Courir está em andamento, fortalecendo a presença da empresa nesses mercados-chave. O Grupo JD também está fazendo investimentos significativos em sua cadeia de suprimentos global, com novos centros de distribuição na Europa e nos EUA programados para se tornarem operacionais nos próximos meses.
Vendas na América do Norte melhoram, no Reino Unido caem
O desempenho da empresa variou por região e categoria de produto. As vendas de calçados foram mais fracas globalmente devido a uma "mudança contínua no ciclo de produtos". No entanto, as vendas de vestuário mostraram um "bom desempenho subjacente" globalmente. As vendas online, que representam 19 por cento das vendas do Grupo, também tiveram resultados mistos, com a América do Norte apresentando um desempenho muito melhor, enquanto o Reino Unido registrou uma queda na comparação anual.
Na América do Norte, o Grupo registrou um crescimento orgânico de vendas de 3,1 por cento, impulsionado por 31 aberturas de lojas JD e pelo desenvolvimento de suas bandeiras complementares (por exemplo, DTLR, Hibbett, Shoe Palace) em seu maior mercado. Na Europa, a receita orgânica aumentou seis por cento, impulsionada pela abertura de 44 novas lojas JD, com foco na Espanha, Itália, França e Polônia, enquanto no Reino Unido, as vendas orgânicas caíram 1,7 por cento no primeiro semestre, já que o Grupo foi impactado por fortes bases de comparação do segundo trimestre do torneio de futebol Euro 2024.
A JD abriu quatro lojas-conceito no período: Las Vegas, Vancouver, Melbourne e a maior JD do mundo no Trafford Centre de Manchester – que apresentou fortes resultados iniciais desde seu lançamento em junho. A empresa encerrou o período com 4.872 lojas em 36 países, abrangendo bandeiras como JD, Hibbett, Shoe Palace, DTLR, Courir, Sport Zone e Sprinter.
JD revela previsão cautelosa
Olhando para o futuro, o Grupo JD permanece cauteloso sobre o ambiente de negócios no segundo semestre do ano, citando a pressão contínua sobre as finanças do consumidor e a transição em andamento no ciclo de produtos de calçados. No entanto, a empresa espera que seu PBTAI para o ano inteiro esteja em linha com as expectativas atuais do mercado de 878 milhões de libras.
A empresa também antecipa um impacto financeiro limitado das tarifas dos EUA no ano fiscal atual, graças a uma estratégia de fornecimento diversificada e ao estoque comprado antes da implementação das tarifas.
O conselho declarou um dividendo provisório de 0,33 pence por ação, consistente com o ano anterior. Além disso, o Grupo JD iniciará um segundo programa de recompra de ações de 100 milhões de libras, elevando a recompra total para 200 milhões de libras.
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- O Grupo JD divulgou um aumento de 18% nas vendas totais, impulsionado pelas aquisições da Hibbett e da Courir, embora o crescimento orgânico tenha sido mais modesto.
- Apesar do crescimento nas vendas, o lucro antes de impostos e itens de ajuste diminuiu 13,5%, e a margem bruta caiu devido a investimentos em preços online.
- A empresa está expandindo na América do Norte e Europa, com aberturas de novas lojas e investimentos na cadeia de suprimentos, mas permanece cautelosa sobre o ambiente de negócios no segundo semestre.