Grupo Pereira Alvim anuncia construção de outlet na região de Ribeirão Preto
loading...
Imagem: cortesia Grupo Pereira Alvim
Com um investimento de 300 milhões de reais, a região metropolitana de Ribeirão Preto, interior paulista, irá ganhar o Santa Maria Outlet, por iniciativa do Grupo Pereira Alvim, que atua em outras áreas e está diversificando seus negócios para o setor de varejo.
O empreendimento, que irá reunir 100 lojas de marcas nacionais e internacionais, será às margens da Rodovia Anhanguera, em Cravinhos, e deve ficar pronto até o final de 2024. Seu lançamento oficial foi realizado na quarta-feira (12), em Ribeirão Preto/SP.
"O Grupo Pereira Alvim tem no DNA a diversificação de negócios, atuando no ramo da construção civil, hotelaria, gastronomia e espaços de negócios e eventos. Assim, o outlet é mais um empreendimento criado, que está saindo do papel, depois de um planejamento de mais de 10 anos", explica o presidente do grupo, José Roberto Pereira Alvim, no release de divulgação.
Em obras desde o ano passado, o Santa Maria Outlet ocupará uma área de 120 mil metros quadrados, sendo 37 mil metros quadrados de área construída e mais 1,8 mil vagas de estacionamento. Com formato "open mall", o empreendimento terá praça de alimentação e a presença de marcas como Nike, Adidas, Reebok, Calvin Klein, Diesel, Coach, Original Penguin e The North Face, além de outras grifes famosas.
Mil postos de trabalho diretos
Está previsto que após a inauguração, o Santa Maria Outlet deve gerar mais de 1 mil postos de trabalho diretos e se tornar um ponto de encontro regional com um grande mix de lojas. O empreendimento irá aproximar toda a região e potencializar a valorização e expansão de Cravinhos e Ribeirão Preto. "Encontra-se próximo da zona sul de Ribeirão Preto, com fácil acesso e excelentes condições de visibilidade, conectividade e entretenimento", explicou o empresário durante a apresentação de lançamento.
Glauco Humai, presidente da Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Center, explica que a chegada de um outlet traz inúmeros benefícios à região. “O setor de outlet vem crescendo ano a ano e se destaca por oferecer preços reduzidos o ano todo. Além disso, a chegada do empreendimento promove uma valorização imobiliária de 80 por cento e um crescimento de 67 percentuais nos empregos”, enfatiza.
Ainda segundo dados da associação, diferentemente do shopping tradicional onde a visitação é de passagem, o outlet é um centro de compras de destino, em que 80 por cento do público vai com a intenção de comprar. Ademais, sua abrangência, em regiões turísticas, atende a um raio de até 150 km.
Foto: Denisse Leon/Unsplash
Localização estratégica
Segundo o presidente do Grupo Pereira Alvim, o investimento na região se deu devido aos dados socioeconômicos, de qualidade de vida e por sua localização estratégica no estado de São Paulo. “Estamos em uma região com forte presença do agronegócio, referência em saúde, ensino e pesquisa, cultura, empreendedorismo e inovação. Temos uma economia pujante e o Grupo Pereira Alvim se orgulha em contribuir com esse desenvolvimento”, destaca Pereira Alvim.
Considerada o maior corredor financeiro do País, a Rodovia Anhanguera registra um tráfego de 1 milhão de veículos de passeio por mês. O PIB - Produto Interno Bruto - regional, que em 2022 chegou a 83,4 bilhões de reais, segundo a Fundação Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, está entre os maiores do Brasil, graças a um polo tecnológico e industrial moderno e um setor de comércio e serviços que representa mais de 80 por cento de sua economia.
“Somado a isso, a macrorregião de Ribeirão Preto agrega uma população de quase três milhões de habitantes, potenciais consumidores para o Santa Maria Outlet. A nossa previsão é o outlet alcançar um faturamento anual de 280 milhões de reais, conclui José Roberto Pereira Alvim no release de divulgação.
Atualmente, o Brasil conta com 16 outlets em operação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e outros sete com previsão de inauguração. Somente no estado de São Paulo há seis em atividade e o Santa Maria Outlet será o primeiro na macrorregião de Ribeirão Preto.