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Grupo Prada tem faturamento de 2,74 bilhões - crescimento de 9 por cento no primeiro semestre

As vendas no varejo foram de 2,45 bilhões de euros, +10 por cento em relação ao ano anterior, registrando crescimento em todas as regiões geográficas
By Isabella Naef

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Negócios
Flagship da Miu Miu na New Bond street, Londres Créditos: cortesia Miu Miu

Faturamento líquido de 2,74 bilhões de euros, um aumento de 9 por cento no primeiro semestre de 2025 para o Grupo Prada, cujo conselho administrativo se reuniu hoje (30), em Milão. As vendas no varejo foram de 2,45 bilhões de euros, +10 percentuais em relação ao ano anterior, registrando crescimento em todas as regiões geográficas. Para a marca Prada as vendas no varejo apresentaram queda de 2 por cento em relação ao ano anterior. A Miu Miu registrou vendas no varejo com aumento de 49 percentuais em relação ao ano anterior.

O Ebitda (Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado é de 619 milhões de euros, um crescimento de 8 por cento em relação ao primeiro semestre de 2024, correspondendo a uma margem de 22,6 percentuais, em linha com o ano anterior, enquanto a posição financeira líquida é positiva em 352 milhões de euros, após o pagamento de 398 milhões de euros em dividendos e 294 milhões de euros em investimentos.

Lucro líquido do semestre totaliza 386 milhões de euros

“No primeiro semestre do ano, alcançamos resultados positivos, que demonstram a força de nossas marcas e a execução disciplinada da estratégia. Esse desempenho de qualidade foi alcançado em um contexto desafiador, que dificilmente encontra precedentes em nosso setor. Acreditamos que as oportunidades de crescimento futuro permanecem inalteradas, mas estamos cientes de que, no curto prazo, o cenário econômico pode permanecer turbulento", destacou, por meio de uma nota, Patrizio Bertelli, presidente e administrador executivo do Grupo Prada. "Nesse cenário incerto, estamos focados, como sempre, no longo prazo, com uma abordagem atenta ao contexto. Nossos esforços permanecem concentrados no produto e na experiência do cliente, continuando, paralelamente, a fortalecer nossas competências industriais e a organização", acrescentou Bertelli.

“No período, a Prada demonstrou estabilidade diante de dinâmicas do setor muito desafiadoras e de uma base de comparação elevada; a Miu Miu prosseguiu em um caminho de crescimento sustentável. Acreditamos que algumas das dinâmicas do setor têm natureza conjuntural em vez de estrutural, mas uma execução disciplinada é essencial. Olhando para o futuro, embora permaneçamos vigilantes e prontos para reagir, prosseguimos com nossa estratégia e mantemos nossa ambição de gerar um crescimento sólido, sustentável e superior à média do mercado", observou Andrea Guerra, administrador delegado do grupo.

Desempenho da Prada e da Miu Miu

A Prada demonstrou estabilidade diante de uma base de comparação desafiadora, com vendas no varejo em -1,9 percentuais em relação ao ano anterior no primeiro semestre e um segundo trimestre em -3,6 por cento. A marca continuou a fascinar com sua interpretação poliédrica e multifacetada da sociedade contemporânea, escreve a administração na nota.

A Miu Miu, que liderou o Lyst Index do segundo trimestre, prosseguiu seu caminho de crescimento sustentável, com vendas no varejo em +49 percentuais no semestre e +40 por cento no segundo trimestre. A marca continuou a explorar a feminilidade em todas as suas formas, jogando com uma estética livre e irreverente.

A região Ásia-Pacífico registrou um crescimento sólido no período, +10 por cento, com tendências semelhantes em ambos os trimestres e condições de mercado substancialmente inalteradas na área. A Europa gerou um desempenho positivo, com crescimento de +9 percentuais; o segundo trimestre sofreu com os menores fluxos turísticos em uma base de comparação desafiadora de vários anos; a demanda local permaneceu estável no segundo trimestre.

Boa progressão nas Américas, que registraram um crescimento de +12 por cento no semestre, com uma melhora no segundo trimestre, apoiada pela demanda local e pelo turismo. O Japão registrou a desaceleração mais significativa do semestre, +4 percentuais, devido à comparação com os fluxos turísticos extraordinários de 2024 e, em particular, no segundo trimestre; como observado na Europa, a demanda local se mostrou mais resiliente. Bom crescimento no Oriente Médio, +26 por cento em relação ao ano anterior, com tendências sólidas e lineares entre os trimestres.

As aquisições da Versace e dos 10 percentuais da Rino Mastrotto

Em abril de 2025, o grupo anunciou a aquisição de 100 por cento da Versace da Capri Holdings por 1,25 bilhão de euros. O fechamento da operação está previsto para o segundo semestre de 2025 e está sujeito às condições habituais, incluindo a obtenção das aprovações regulatórias necessárias.

Em junho de 2025, o grupo também concluiu a entrada no capital social, com uma participação minoritária de 10 percentuais, do Grupo Rino Mastrotto, parceiro de referência no fornecimento de couros, tecidos e serviços personalizados para o setor de luxo.

Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

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Em resumo
  • O Grupo Prada registrou um aumento de 9% no faturamento líquido no primeiro semestre de 2025, totalizando 2,74 bilhões de euros, impulsionado principalmente pelo crescimento nas vendas no varejo.
  • A Miu Miu apresentou um crescimento notável de 49% nas vendas no varejo, enquanto a Prada demonstrou estabilidade, com uma ligeira queda de 2% nas vendas no varejo.
  • O grupo está focado no longo prazo, investindo em produto, experiência do cliente e fortalecendo suas competências industriais, além de realizar aquisições estratégicas como a da Versace e uma participação no Grupo Rino Mastrotto.
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