Grupo SBF compra operação da Nike no Brasil
loading...
Buscando um reposicionamento no mercado o Grupo SBF, que detém a marca Centauro, de rede de lojas de artigos esportivos, comprou a operação comercial da Nike no Brasil. A transação de 1,032 bilhão de reais obteve a aprovação do Cade - Conselho Administrativo de Defesa Econômica - e passou a valer a partir do dia primeiro de dezembro.
Com essa aquisição o grupo praticamente dobra de tamanho, de acordo com matéria no jornal Estado de S. Paulo, passando de uma receita de 3 bilhões de reais para 6 bilhões. A compra faz parte da estratégia do grupo em ser um ecossistema do esporte conectando o consumidor esportivo a produtos, marcas, serviços e experiências, segundo o release de divulgação. A expansão da atuação do grupo terá como pilares o varejo, com a Centauro e a distribuição, com a Nike.
O CEO do Grupo SBF, Pedro Zemel explica que o poder de transformação do esporte, além de mudar mentes e corpos, aumenta as possibilidades dos negócios. “A gente adora o varejo e ele é parte fundamental da nossa história. Mas, hoje, é uma das coisas que a gente faz, e não mais o que nos define. Passar a operar a distribuição de Nike no país é um exemplo concreto de uma nova via de crescimento e não pretendemos parar por aqui”, justifica o executivo.
Investimento em inovação e serviços
A pretensão do grupo é ter engrenagens capazes de, por meio da tecnologia e inteligência de dados, entender diferentes públicos e perfis, e oferecer soluções para o cliente. Está previsto o investimento em inovação para suprir qualquer demanda ligada ao universo do esporte: produtos, conteúdo, saúde, experiências, serviços, games, eventos, academia ou outros espaços destinados a atividades físicas e aplicativos, entre outras variáveis, segundo o release de divulgação.
“Seremos um grande centralizador das necessidades do consumidor. Um destino do esporte. Ou seja, vamos resolver questões reais dos nossos clientes, através de unidades de negócios independentes, mas sob uma visão de ecossistema do Grupo SBF. Ter Centauro e Nike dentro desse guarda-chuva é um movimento importante, mas apenas o começo dessa história”, acrescenta Zemel, que terá como um grande ativo nessa construção mais de 200 lojas físicas de alto fluxo no país; um tráfego combinado entre sites de mais de 60 milhões de visualizações por mês; a experiência de integração omnichannel e a capacidade de conectar parceiros e empresas em suas plataformas, que possuem uma base dados de 20 milhões de clientes.
O Grupo SBF, agora como holding, terá uma sede própria em São Paulo onde além dos 500 colaboradores contará com especialistas em tecnologia, finanças, marketing, logística e cadeia de suprimentos. A sede da Centauro , com mais de 6 mil funcionários será comandada por Cláudio Assis, que passa a ser diretor geral (antes era diretor de operações) e permanecerá no bairro da Lapa, na capital paulista. A Nike passará a ser distribuída pela nova empresa do grupo, chamada Fisia, na Lapa de Baixo, bairro vizinho na zona Oeste da capital paulista e será liderada por Karsten Koeler, que já comandava a distribuição da Nike no Brasil e agora passa a vice presidente e diretor geral.
Omnichannel
A aquisição, que garante exclusividade na distribuição dos produtos da marca norte-americana, é uma aliança estratégica para que o Grupo se torne um ecossistema, conhecendo toda a jornada de compra do cliente e oferecendo serviços específicos - personal trainer e indicação de grupos de corrida, por exemplo.
Por meio dessa compra haverá também maior flexibilidade nos canais de venda online e físico. O cliente poderá, por exemplo, realizar compras no site da Nike e fazer a retirada da compra numa loja da Centauro.
O terceiro trimestre do ano rendeu ao grupo 1,5 bilhão de reais, sendo parte dessa renda utilizada na compra da Nike. Estão previstos investimentos em tecnologia - recentemente o grupo contratou uma centena de profissionais da área - além da abertura e reformas em lojas da Centauro, segundo o jornal Estado de S. Paulo.
O Grupo SBF foi fundado em 1981 em Belo Horizonte, MG e hoje conta com sede em São Paulo. Empresa de capital aberto controla as lojas Centauro, que tem mais de 200 unidades espalhadas pelo Brasil.
A Nike, com sede no Oregon, EUA, foi fundada em 1972 por Bill Bowerman e Phillip Knight. Hoje é líder em calçados, roupas, equipamentos e acessórios esportivos, sendo uma das marcas mais valiosas no mundo, de acordo com o ranking BrandZ.
Fotos: cortesia Grupo SBF e Alexander Rotker/Unsplash (Nike)