• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Grupo Soma adquire a NV

Negócios

Grupo Soma adquire a NV

By Marta De Divitiis

27 de out. de 2020

O Grupo Soma, que abriu capital recentemente, anunciou na última sexta-feira, dia 23, ter assinado um memorando de entendimentos com os acionistas controladores da NV, da empresária e digital influencer Nati Vozza. De acordo com Gabriel Lobo, diretor financeiro e de relações com investidores do Grupo Soma em videocast veiculado no site do grupo, a aprovação da transação ocorreu na última quinta-feira. A notícia fez com que os papéis do grupo tenham operado na segunda-feira com ganhos de 10 por cento, a 9,85 reais por ação. A conclusão da transação está prevista para aproximadamente 60 dias. O valor da incorporação foi estimado em aproximadamente 210 milhões de reais.

Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, falou sobre o desenvolvimento do grupo desde seu início até agora com a nova aquisição. Salientou que a companhia fecha a operação da NV sempre respeitando os pilares do grupo trazendo os sócios fundadores e os diretores criativos para dentro da marca, protegendo seu DNA, sua cultura de marca e a perenidade. “Nossa conversa com a NV começou 4 meses antes de nosso IPO, sendo que demos seqüência ao processo agora,“ disse. “A marca se encaixa em nosso grupo, não somente pela capacidade de comunicação no meio digital, calcado na nossa forte cultura omnichannel, mas também via abertura de lojas físicas e expansão no atacado, se utilizando de nossa vasta rede de mais de 3 mil multimarcas. Além disso tem um grande potencial de expansão de margem, usufruindo de toda nossa expertise de gestão e operações,” explicou. A transação será feita com 47 por cento do pagamento em dinheiro e 53 por cento em ações. Adicionalmente os novos sócios poderão fazer jus a um valor adicional, a ser pago até 2026, caso a marca supere o plano de negócios firmado entre as partes.

NV conta com alto potencial de crescimento

Marcelo Bastos, diretor de marca da Soma comentou no videocast que se impressionou com os dados da NV. “Desde a Farm não havia marca de moda feminina com tamanha potência. A entrada deles no Shopping JK em São Paulo foi um fenômeno impressionante”, disse, ao que Jatahy replicou que ao abrir loja física em qualquer lugar esta já é um desejo da audiência orgânica, altamente qualificada. Salientou que cada loja física NV tem uma venda de 8 mil reais por metro quadrado. A empresa, criada por Natalia Di Rocco Voz Junqueira e Antônio Junqueira, teve um faturamento bruto em 2016 de 3 milhões de reais sendo que esse faturamento saltou para 5 milhões de reais no ano seguinte, 25 milhões de reais em 2018 e 98 milhões de reais em 2019. A previsão é que feche 2020 com 170 milhões de reais.

“A NV é um projeto de vida e não poderíamos estar mais felizes em fazer parte do Grupo Soma. Tivemos muita afinidade desde nosso primeiro contato e especialmente quando percebemos que o modelo de negócios nos daria total autonomia e independência. É um reconhecimento do meu trabalho e tenho certeza que essa associação estratégica só agregará nosso foco de expansão e crescimento estruturado, levando a marca a outro patamar,”disse Nati no release de divulgação.

Jatahy disse estar feliz por ser um ganho estratégico. “Sabemos que o mundo está numa transformação de modelo de negócios grande e a NV tem um modelo de negócios bem contemporâneo, temos muito o que aprender com ela. Cada marca busca trazer suas melhores práticas das demais e a dupla Nati e Antônio estão muito integrados e irão ajudar no impulso de nossa plataforma,”concluiu.

O Grupo Soma teve início em 2010 com a fusão da Farm e Animale e hoje conta com nove marcas, comercializadas para mais de 1,2 milhões de clientes ativos presentes em 280 lojas, distribuídas em 24 estados brasileiros e 2 estados norte-americanos.

Fotos: cortesia Grupo Soma