Gymshark atinge receita recorde no ano fiscal de 2024 embora com queda de lucro
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A varejista de vestuário esportivo Gymshark registou um forte crescimento da receita no ano fiscal de 2024, com um aumento anual de 9 por cento, totalizando 607,3 milhões de libras esterlinas. Embora a sua “postura comercial ativa” e a “vivacidade da marca” tenham sido apontadas como fatores que contribuíram para o aumento, estes aspectos não foram suficientes para impulsionar os lucros, que mantiveram uma tendência decrescente.
Para o ano que terminou em 31 de julho de 2024, conforme reportado nos documentos da Companies House do Reino Unido, a Gymshark registrou um lucro antes de impostos de 11,9 milhões de libras esterlinas, uma diminuição em relação aos 13,1 milhões de libras esterlinas registrados em 2023. Este resultado reflete o terceiro ano consecutivo de declínio nos lucros.
A empresa notou, no entanto, que durante o período em análise, realizou várias revisões dos seus processos de ponta a ponta, através das quais a Gymshark identificou oportunidades para melhorar a eficiência e a eficácia das suas operações, algumas das quais já foram implementadas.
Investimentos adicionais na marca, no seu posicionamento para crescimento futuro e em novos projetos de tecnologia resultaram num aumento do seu EBITDA (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) ajustado, que subiu ano após ano de 45,3 milhões de libras esterlinas para 51,7 milhões de libras esterlinas. A sua margem de lucro bruto, entretanto, aumentou de 60 por cento para 63 por cento.
Gymshark delineia plano estratégico de três anos focado em maior crescimento
A Gymshark afirmou que o desempenho em toda a empresa no primeiro semestre do ano foi particularmente forte durante os eventos de compras da Black Friday e Cyber Monday (termo de marketing para a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças, nos EUA), enquanto o segundo semestre foi impulsionado pelo lançamento de uma parceria de atacado com a Selfridges e pela expansão das suas operações na região do Conselho de Cooperação do Golfo, em parceria com a Al Tayer.
No relatório, o CEO da empresa, Ben Francis, reconheceu que “os eventos globais e o ambiente macroeconômico permanecem imprevisíveis” e, como tal, a Gymshark garantirá “uma gestão cuidadosa e respostas ágeis”. “O conselho está ciente de que o consumidor também é afetado por estas tendências e considera isso como parte da estratégia de entrada no mercado da empresa”, acrescentou no comunicado.
Com isto em mente, os diretores da Gymshark terão delineado um plano estratégico de três anos, visando um maior crescimento através do seu canal de e-commerce estabelecido e dos seus canais de varejo e atacado. A empresa antecipa ainda aumentos adicionais nas receitas para o ano fiscal de 2025, com a expectativa de que a rentabilidade também melhore. O varejo físico e as colaborações com parceiros de atacado foram citados como focos principais para desenvolvimentos futuros.
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- A Gymshark registrou um aumento de 9% na receita, totalizando 607,3 milhões de libras esterlinas no ano fiscal de 2024.
- Os lucros da Gymshark diminuíram pelo terceiro ano consecutivo, registrando 11,9 milhões de libras esterlinas antes dos impostos.
- A Gymshark delineou um plano estratégico de três anos focado no crescimento através do e-commerce, varejo e atacado, esperando aumentos adicionais nas receitas e melhoria na rentabilidade.