• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Havaianas muda modelo de negócios nos EUA

Havaianas muda modelo de negócios nos EUA

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more
Negócios
Credits: cortesia Havaianas

Por meio de fato relevante direcionado ao mercado e acionistas, a Alpargatas, que detém a marca Havaianas, informou que celebrou contrato de fornecimento e distribuição com a Eastman Group Inc. na qual a Eastman será a distribuidora exclusiva da Havaianas nos EUA e Canadá. “Ambos os países são mercados relevantes para a estratégia de internacionalização da Alpargatas, dada a relevância do consumo de nossa categoria nestes locais e sua importância para a consolidação da marca Havaianas como referência global’, diz o comunicado assinado por André Correa Natal, vice-presidente de finanças e de relação com investidores da companhia.

O acordo muda o modelo de atuação nesses mercados, passando de operação direta para atuação de distribuidor. Assim a Alpargatas se manterá focada exclusivamente na construção de marca, sendo que a Eastman cuidará da operação logística, vendas e comercial, além do back office. A parceria estratégica tem como objetivo utilizar um modelo operacional e comercial que permita a eficiência de custos e alavancar a presença da marca em canais estratégicos “expandindo nossa rede de distribuição”.

O contrato de distribuição está previsto inicialmente para durar quatro anos, podendo ser prorrogado posteriormente. O processo de transição será desenvolvido ao longo de 2025, sendo que a temporada de 2026 já será a primeira sob o novo modelo.

A Havaianas foi criada em 1962 inspirada nas sandálias japonesas Zori. Antes populares, na década de 1990 ganharam status de item fashion, tendo sido usadas durante desfile de Jean Paul Gaultier em 1999. Em 2009 inaugurou na capital paulista sua loja conceito, o Espaço Havaianas. Hoje está em franco processo de internacionalização, com presença na Europa, EUA e Canadá, levando ao mundo um pouco do life style brasileiro.

Em resumo
  • A Alpargatas, detentora da marca Havaianas, firmou contrato de distribuição exclusiva com a Eastman Group Inc. nos EUA e Canadá.
  • A parceria visa otimizar a operação logística e comercial, permitindo que a Alpargatas se concentre na construção da marca Havaianas.
  • O contrato tem duração inicial de quatro anos, com transição ao longo de 2025 e implementação total em 2026.
Alpargatas
Eastman
Havaianas