• Home
  • Notícias
  • Negócios
  • Inditex em código aberto abre conta no Medium compartilhando sua tecnologia

Inditex em código aberto abre conta no Medium compartilhando sua tecnologia

A multinacional espanhola do setor da moda criou uma conta na popular plataforma de “blogging”, um perfil no qual compartilhará alguns de seus segredos tecnológicos mais bem guardados e que estão servindo para moldar, sustentar e manter em constante evolução seu modelo operacional e de negócios
By Jaime Martinez

loading...

Automated translation

Scroll down to read more
Negócios
Loja online da Zara. Créditos: cortesia Inditex.

Madri – Quebrando a norma e as dinâmicas que levam as empresas, grandes ou pequenas, a perceber como um autêntico risco para seu bom desempenho o vazamento das mínimas informações relacionadas ao que ocorre internamente, a Inditex surpreendeu ao criar uma conta própria na plataforma/rede social Medium. Um perfil no qual, sob o nome esclarecedor de “Inditex Tech”, a dona da Zara mantém o objetivo de oferecer conteúdo aprofundado relacionado às tecnologias que emprega como base para suas operações.

Creada por volta do ano de 2012 pelos empreendedores norte-americanos Evan Williams e Biz Stone, junto com Noah Glass e Jack Dorsey, parte da equipe fundadora que participou da criação e lançamento em 2006 do Twitter, hoje conhecido simplesmente como X após sua compra por Elon Musk — por meio da X Holdings — em outubro de 2022, o Medium foi fundado justamente como uma versão antagônica de tudo o que representava, e continua representando hoje, o Twitter/X: um espaço digital reservado a um conteúdo reflexivo e aprofundado, e como uma ferramenta para oferecer a todos os seus usuários uma via para expressar, manifestar e compartilhar tudo o que desejassem, sem ter que se restringir à “lei” dos 140 caracteres da época, 280 caracteres desde 2017, que regia no reino dos tuítes.

Uma ferramenta, oferecida em forma de comunidade, criada a partir da premissa, segundo o próprio Medium, de que “o que você lê e escreve importa”. “As palavras podem nos dividir ou nos empoderar, nos inspirar ou nos desanimar”, e cientes desse poder e influência, em meio a “um mundo onde as histórias mais sensacionalistas e superficiais costumam ganhar, estamos construindo um sistema que recompensa a profundidade, as nuances e o tempo bem investido. Um espaço para a conversa reflexiva, mais do que para as opiniões rápidas, e para o fundo sobre a forma”, do qual já participam “mais de 100 milhões de pessoas”. Um público, isto é, leitores, no qual não faltam desenvolvedores de software, romancistas, designers de produto ou CEOs (diretores executivos, na sigla em inglês), e que a partir de agora poderão descobrir entre as diferentes e novas entradas de conteúdo no Medium, o novo conteúdo, igualmente especializado e aprofundado, que será compartilhado pela multinacional espanhola do setor da moda, o Grupo Inditex, em seu próprio perfil oficial.

“Varejista global de moda por trás da Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Lefties”, a Inditex conta com um portfólio diversificado de marcas próprias, “todas unidas por uma visão compartilhada” que passa por buscar “oferecer aos nossos clientes uma experiência fashion inspiradora, de alta qualidade e produzida de maneira responsável”, afirma a Inditex em sua nova conta oficial no Medium. Um espaço digital que será reservado preferencialmente às inovações desenvolvidas e implementadas por seu departamento “Inditex Tech”, de onde “buscamos criar emoções combinando imagens, designs e tecnologia”. Esforços que agora são compartilhados pela multinacional espanhola, quase como em código aberto, ao lançar “nosso espaço no Medium”; uma conta na qual vão se concentrar em “compartilhar nossa visão, aprendizado e experiências”.

Primeira publicação

Como primeira das entradas que a Inditex pretende continuar publicando nesta nova conta “Inditex Tech” que passaram a ter no Medium, a multinacional espanhola compartilhou o texto “How Inditex is adopting Microfrontends for future-proof platform development” (Como a Inditex está adotando os microfrontends para um desenvolvimento de plataformas preparado para o futuro). Um texto no qual, abordando o tema em profundidade, a empresa explica como a Inditex está implementando os microfrontends para otimizar seu modelo de negócios, apresentando como exemplo prático o processo de otimização realizado na plataforma tecnológica global IOP (Inditex Open Platform) da Inditex, por meio da criação da plataforma IOP Product. Uma solução baseada em microfrontends, em torno da qual se reuniram todos os aplicativos relacionados às compras da empresa, em torno de uma única plataforma unificada e escalável.

“Na Inditex, fazemos coisas incríveis todos os dias”, e “hoje compartilhamos um pouco mais do que fazemos em nível tecnológico, estreando nosso espaço no Medium”, anunciou, há pouco mais de quatro dias, por meio de suas redes sociais, Miguel López, do departamento de tecnologia da Inditex. Uma estreia que, dando continuidade ao que já foi mencionado, a multinacional espanhola do setor da moda realizou “com uma primeira publicação sobre como usamos um sistema de produto/tecnologia baseado em microfrontends para criar as plataformas do futuro”.

Em resumo
  • A Inditex lançou um perfil no Medium chamado 'Inditex Tech' para compartilhar informações sobre as tecnologias que utiliza.
  • O Medium é uma plataforma para conteúdo reflexivo e aprofundado, com mais de 100 milhões de usuários, incluindo desenvolvedores e CEOs (diretores executivos, na sigla em inglês).
  • A primeira publicação da Inditex no Medium trata da adoção de microfrontends para o desenvolvimento de plataformas, mostrando como eles otimizam seu modelo de negócios.
Você também pode se interessar por:
  • Zara lança seu “Travel Mode” na Espanha com guias de viagem para Madri e Ibiza.
  • Como a Inditex está se preparando para continuar crescendo: novos centros logísticos, novos escritórios… e um novo Comitê Consultivo Internacional.
  • Inditex adquire participação na startup de robôs com tecnologia de IA, Theker Robotics.
Este artigo foi traduzido para português com o auxílio de uma ferramenta de IA.

A FashionUnited utiliza ferramentas de IA para acelerar a tradução de artigos (de notícias) e revisar as traduções, aprimorando o resultado final. Isso economiza o tempo de nossos jornalistas, que podem se dedicar à pesquisa e à redação de artigos originais. Os artigos traduzidos com o auxílio de IA são revisados e editados por um editor humano antes de serem publicados. Em caso de dúvidas ou comentários sobre este processo, entre em contato conosco pelo e-mail info@fashionunited.com

Inditex
redes sociais