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Instagram supera Facebook em engajamento

By Marta De Divitiis

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Negócios

A plataforma global de mídia social Socialbakers realizou um levantamento comparando o engajamento no Facebook e Instagram entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019, segundo o site publicitário Meio&Mensagem. De acordo com nota no Canaltech, site dedicado à tecnologia, foram analisados dados de mais de 10 bilhões de conteúdos em redes sociais gerados por mais de 17 milhões de perfis. O resultado do estudo apontou o Instagram com um engajamento maior que o Facebook.

Entre o volume de investimento das 50 marcas analisadas, conforme a matéria do Meio&Mensagem, 60 por cento foi destinado a anúncios no feed do Facebook, 20 por cento a posts no feed do Instagram e os 20 percentuais restantes espalhados entre o Stories no Instagram, vídeos sugeridos e outros na navegação do Facebook.

A moda se destacou entre os posts patrocinados no Instagram com 27 por cento, seguido de beleza com 15 percentuais, marcas de e-commerce com 13 por cento e eletrônicos com 8 percentuais. No Facebook marcas de e-commerce tiveram 17 por cento de interação enquanto o varejo veio com 12 percentuais seguido de moda com 8 por cento e serviços com 7 por cento. 95 por cento dos anúncios foram vistos em dispositivos móveis sendo que apenas 4,9 percentuais foram observados por desktop.

De acordo com o Meio&Mensagem, no Instagram as fotos representaram 73 por cento das postagens, seguidas de vídeos com 13 por cento e carrosséis de fotos com 12 percentuais. Os carrosséis, apesar da menor participação, são os que melhor ofereceram performance orgânica, seguidos de imagens e vídeos. Já as imagens do Facebook foram compartilhadas com 69 por cento de participação, seguidas de vídeos com 16 por cento e links, com 10 percentuais. 4 por cento das transmissões ao vivo geraram mais engajamento orgânico, seguidos por fotos, vídeos, links e notificações de status.

A pesquisa revela que, embora o público do Instagram seja menor que o do Facebook, a rede de usuários da rede de compartilhamento de fotos e vídeos é muito mais ativa. ”O Instagram está se tornando a plataforma de mídia social número um quando se trata de engajamento de marcas. Quando olhamos para o engajamento em um nível absoluto, o Instagram tem um alcance maior por marcas do que o Facebook, apesar de ter um tamanho de público significativamente menor", diz Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers na matéria do site Canaltech.

Foto: Sara KurfeB/Unsplash

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