Kering desenvolverá os óculos da Valentino
Paris – O grupo francês de luxo Kering, detentor de 30% da maison de couture Valentino, desenvolverá e distribuirá as coleções de óculos de grau e de sol da marca italiana, segundo um comunicado divulgado na segunda-feira, 15 de setembro de 2025.
A colaboração entre a Kering Eyewear, o braço de óculos e beleza da Kering, e a Valentino "entrará em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2026 e marca o início de uma parceria de longo prazo entre esses dois importantes players do setor de luxo", de acordo com o comunicado.
O grupo de luxo pretende desenvolver as coleções de óculos da Valentino "em perfeita coerência com a visão" da marca italiana, declara Roberto Vedovotto, CEO (diretor executivo, na sigla em inglês) da Kering Eyewear, citado no comunicado. Até então, a Valentino colaborava para esses produtos com o grupo AKN, com sede na Suíça.
A Kering Eyewear já projeta, desenvolve e distribui óculos para 15 marcas de luxo, incluindo suas próprias marcas Gucci e Saint Laurent, mas também Cartier, Chloé, Montblanc e Puma. A primeira coleção resultante da nova parceria será apresentada durante o desfile da Valentino em Paris, em 5 de outubro de 2025. As coleções estarão disponíveis para venda a partir de março de 2026.
A Kering Eyewear é uma das raras divisões da Kering que apresentou um leve aumento (de dois por cento) em suas vendas no primeiro semestre de 2025, enquanto o grupo proprietário das marcas de moda Gucci, Yves Saint Laurent e Bottega Veneta anunciou uma queda de 46% em seu lucro líquido no primeiro semestre, para 474 milhões de euros, uma queda de 16% em seu faturamento, para sete bilhões e seiscentos milhões de euros, e um endividamento de 95 bilhões de euros.
A Kering detém 30% da Valentino desde 2023. Na sexta-feira, 12 de setembro de 2025, o grupo francês e o fundo de investimento catariano Mayhoola, que possui os 70% restantes, anunciaram que firmaram um acordo que adia para 2028, no mínimo, a eventual aquisição pela Kering do restante do capital
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