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Linus tem crescimento exponencial

By Marta De Divitiis

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Negócios

Isabela Chisud, CEO da Linus Credits: Leo Martins

Criada em 2018 pela empresária Isabela Chusid, com um investimento inicial de 50 mil reais e a produção de 900 pares de sandálias no primeiro lote, a Linus tem contado com grande crescimento desde sua fundação. Somente na pandemia a marca cresceu 700 por cento. No último ano houve um aumento de 100 por cento, se expandiu para a Europa e chegou ao Uruguai com 16 pontos de vendas físicos. No Brasil já conta com 170 pontos de venda.

“Nosso site brasileiro já registrava acessos de outros países há algum tempo e há alguns anos atuávamos com parceiros em Portugal e nos Estados Unidos, até que em 2022, com o mercado validado, decidimos expandir internacionalmente com e-commerce internacional e operações próprias”, explica Isabela no release de divulgação. Segundo a fundadora, as sandálias são procuradas por usuários de mais de 130 países. A chegada às lojas físicas do Uruguai também acontece por meio de parceiros que procuraram a Linus. A  meta é estar em todos os continentes até 2026. 

"Iniciamos nossa expansão internacional de forma orgânica, focando onde, inicialmente, havia mais busca por parte dos usuários online. Atualmente, estamos conversando com diversos potenciais parceiros para continuar nossa expansão internacional em todos os continentes de forma mais acelerada”, destaca a executiva. De acordo com a CEO o objetivo agora é fortalecer a presença global por meio de parcerias estratégicas.

Linus Menta Credits: Naira Mattia

Sustentabilidade como base de produção

A fabricação das sandálias é terceirizada e acontece no Vale dos Sinos (RS) sendo que os fornecedores precisam apresentar certificação que garanta sua responsabilidade social e ambiental, como ABVTEX e SMETA - Sedex Members Ethical Trade Audit, uma compilação de melhores práticas em auditorias de responsabilidade social. Adicionalmente a empresa faz uma auditoria interna nos fornecedores, com visitações e um relacionamento próximo.

Atualmente a Linus é uma marca que alcançou a meta inicialmente prevista para 2026, de ser carbono negativo. Em seu escopo de trabalho pretendem patrocinar condomínios para que tenham unidades de reciclagem, com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem no país.

As embalagens da marca são produzidas com material 100 por cento reciclável de PVC microexpandido (um dos plásticos mais versáteis da indústria), e compostas por 70 por cento de fontes renováveis. As sandálias percorrem um caminho de sustentabilidade do início, na produção, até a chegada aos clientes. A etiqueta é feita de papel semente, unida às sandálias por um cordão de sisal e são embaladas em caixas de papelão.

Linus Café Credits: Naira Mattia

Estratégias para aumento de vendas


Enquanto os números dos varejistas referentes a última Black Friday (em 2022) foram desanimadores, a Linus criou uma campanha de Black Friday Consciente e convidou marcas sustentáveis parceiras, entre elas Pantys, B.O.B e Onda Eco. O resultado foi a melhor Black Friday da história da marca e parceiros como a Onda Eco, esgotaram todo o estoque.

“Nós tínhamos receio em participar da Black Friday, mas percebemos que os consumidores aguardam meses esperando chegar a data e se não comprarem de nós, devem comprar de outras marcas menos sustentáveis. Além disso, essa receita é importante para investirmos em P&D - Produção e desenvolvimento - de novas tecnologias”, justifica Isabela.

Hoje, a Linus já conta com mais de 20 opções de cores disponíveis e ao longo do ano lança novos produtos e collabs com marcas que prezam pelos mesmos pilares, como: Mina, Uma X, Così Home e Psicotrópica. “Nossa meta agora é continuar gerando impacto no setor e expandir os horizontes da Linus”, conclui a fundadora e CEO da empresa. 

certificação ABVETX
Isabela Chusid
Linus
SEDEX-SMETA
Sustentabilidade