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Lojas Renner e Havaianas estão entre as 25 marcas mais valiosas de 2019

By Marta De Divitiis

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Negócios

No ranking divulgado essa semana pela Interbrand, consultoria de marcas, duas empresas de moda figuram entre as 25 mais valiosas de 2019, atrás de bancos e empresas de bebidas: as lojas Renner, em décimo lugar, avaliada em 1,531 bilhões de reais e com um crescimento de 16 por cento em relação ao ano passado e a Havaianas, em 17º lugar, com valor de marca de 735 milhões de reais e um aumento de 12 percentuais em relação a 2018.

Segundo Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a análise do ranking de 2019 revela o sucesso das marcas que tiveram a habilidade de conectar experiências relevantes com propósitos inspiradores para seus consumidores.

"*Analisamos que as marcas que apresentaram os maiores percentuais de crescimento foram aquelas que efetivamente conectaram experiências relevantes e forneceram consistência, o que cria valor a curto prazo. Ao mesmo tempo, as marcas que articularam mensagens poderosas e autênticas para construir um posicionamento enraizado com seu propósito, obtiveram as maiores notas em força de marca. Não por acaso, isso fortalece a reputação e garante a lealdade a longo prazo*", explica Almeida no release de divulgação.

Sustentabilidade e proximidade com o consumidor

A rede de lojas Renner, que também foi ranqueada como uma das marcas mais admiradas do país, de acordo com a imagem que consta nas redes sociais, segundo pesquisa do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, tem feito da sustentabilidade um de seus pilares. Há um ano lançou o selo Re – Moda Responsável; com coleções de jeans, a Re Jeans e mais recentemente a Re Malha, com camisetas de malha. Por meio desse selo, resíduos de tecidos e malhas são desfibrados dando origem a novos tecidos, utilizados na produção das novas coleções. Além disso a empresa conta ainda com o Instituto Lojas Renner, braço social da marca, que desenvolve e apoia projetos que promovem o empoderamento social e econômico da mulher na cadeia de valor têxtil.

A vice-presidente de negócios de sandálias da Alpargatas (do qual a Havaianas faz parte), Carla Schmitzberger explica que a empresa muda de acordo com o mercado. “Em 2019 estamos investindo mais no público jovem e na presença digital; participamos da Comic Con Experience e fizemos várias parcerias, estreitando nosso relacionamento com esse consumidor. Outro ponto importante é que fazemos um rastreamento de saúde de marca, pesquisa de uso e atitudes. Somos fiéis à nossa essência, de preços convidativos, mas com parcerias e licenciamentos temos produtos que vão de A a Z,” explica. De acordo com a executiva a marca se apoia em três pilares: benefício funcional, espírito de verão e apelo de moda e ressalta que desde os anos de 1990 já utilizavam celebridades para divulgar a marca. “Temos que estar onde as coisas acontecem,” conclui.

Metodologia utilizada

O ranking das marcas mais valiosas existe desde 2001 e é determinado por uma metodologia exclusiva e certificada, com estudos que analisam e inter-relacionam performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.

Em parceria com a Provokers, empresa de consultoria de marcas e negócios, foi realizada uma pesquisa em todo o Brasil, que reuniu mais de mil entrevistados que avaliaram cerca de cem marcas.Os requisitos para uma marca estar na lista das mais valiosas do Brasil são: ter origem nacional e divulgar suas informações financeiras.

A Interbrand é uma consultoria global de marca, com uma rede de 18 escritórios em 14 países. Publica anualmente os estudos Best Global Brands, Breakthrough Brands e Marcas Brasileiras Mais Valiosas, além do canal de branding com maior relevância mundial, o brandchannel. Internacionalmente, a Interbrand faz parte do Grupo Omnicom Inc.

Fotos: cortesia da Renner e das Havaianas

Havaianas
Renner